quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Pizzaria Luzzo (Av. da Liberdade)

Hoje decido começar pelas conclusões e deixem-me que vos diga que esta é uma das melhores pizzarias de Lisboa. É provável que o nome não vos seja desconhecido, pois uma das características que a marca e que mais deu que falar nesta pizzaria é podermos efectuar o nosso pedido através de um tablet, algo inovador na capital portuguesa, mas sendo também possível dispensar o tablet e fazer o pedido à maneira antiga. Claro que este factor traz aspectos positivos e negativos, permitindo-nos ver algumas (boas) imagens da ementa mas tornando toda a interacção com o staff altamente impessoal, ainda que o serviço fosse rápido e eficaz.


Com um convite Zomato, ganho num passatempo da página À La Carte, surgiu a oportunidade de visitar esta pizzaria, que tem tido um crescente enorme de popularidade e adeptos nos últimos meses. Tudo o que tinha lido sobre o restaurante fez com que a minha expectativa aumentasse e entrei com a esperança de lá sair ainda mais entusiasmado. Confirma-se a maior parte das coisas que lemos por esta internet fora, e a Pizzaria Luzzo entra directamente para o meu top 3 de pizzarias favoritas em Lisboa.
Visto ser a nossa primeira visita ao estabelecimento, foi-nos fornecido uma breve explicação da aplicação usada para fazer o pedido, revelando-se uma aplicação bem desenhada e estruturada, com poucas falhas heurísticas notadas, e relativamente user-friendly.


Sem grandes falhas e num curto espaço de tempo, começaram a chegar à mesa as entradas pedidas. O Couvert traz uma focaccia leve e fofa, que podemos molhar numa taça com azeite e vinagre balsâmico ou num pesto caseiro, que tem um perfil de sabor que mais se assemelha a uma maionese de alho, não conseguindo diferenciar que erva terá sido usada para este pesto.


Os Peixinhos da Horta Italianos, ou espargos envoltos em presunto numa tempura de parmesão, estavam com um excesso de gordura reprovável, não se tornando tão estaladiços como deveriam mas apresentando uma combinação engraçada e que não me importaria de repetir. Muito boa a maionese de lima que acompanha, que usa a sua acidez para equilibrar o sabor dos peixinhos.


Mas se quiserem despertar o vosso palato então peçam um memorável Creme de Cogumelos. Apesar da consistência algo granulada, estava perfeito a nível de sabor e teria sido capaz de fazer uma refeição só com este prato, sem me cansar dele. Para ajudar à festa, uns cogumelos frescos salteados e bacon finamente cortado e ligeiramente salteado para juntarmos a uma generosa dose de sopa, fazendo deste conjunto algo clássico mas que me enche totalmente as medidas.


E as pizzas como são? São tudo aquilo que uma fantástica pizza deve ser. Massa saborosa, fina, cozinhada (quase) na perfeição e com uma boa quantidade de topping. Um dos lados da pizza estava com o rebordo exterior da massa quase queimada, e isto aconteceu em ambas as pizzas, levando-me a crer que é apenas uma questão de temperatura não uniforme pelo forno. 

Pizza Django & Pizza Luzzo - Divididas em dois
A Pizza Luzzo, com cogumelos Portobello salteados, tiras de bacon crocante e ananás caramelizado, estava bastante bem equilibrada, os ingredientes eram muito bons e funcionavam bem juntos, cada um ajudando a despertar um aspecto diferente do nosso palato.


Também a Pizza Django era bastante boa, ainda que mais simples na sua combinação, com apenas dois ingredientes: cebola caramelizada e presunto fatiado. Muito bom a forma como o doce da cebola se junta ao salgado do presunto e parece criar um terceiro sabor, mais intenso, mais apetitoso ainda.


A única coisa da qual não fiquei minimamente fã foi a sobremesa, com um Cheesecake à moda do chef, em taça, que apesar de parecer uma ideia interessante com o pormenor das nozes para dar textura e do chocolate no meio da taça a surpreender, a verdade é que o componente em maior quantidade na taça era também o mais fraco. Nenhum sabor a queijo, parecendo apenas um doce de nata. 


Um restaurante com uma qualidade acima da média, e a notar pela enchente que testemunhei, um daqueles de reserva obrigatória. Claro que estas enchentes trazem como negativo a quantidade de ruído, que chega a tornar-se irritante caso encontremos uma mesa de pessoas que gostam de se rir com um nível de decibéis comparável ao produzido por algumas bandas de Heavy Metal ou fãs do Tony Carreira.

Pizzaria Luzzo
Lisboa, Portugal
Preço Médio: < 20 €

2 comentários :

  1. Já comia a pizza!!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Eu já lá fui e gostei muito das pizzas (foi a unica coisa que comi), das melhores que se pode comer por lisboa. E o espaço é muito giro.
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar