domingo, 18 de fevereiro de 2018

Hamburguês (Oeiras)

Estamos em 2018 e ainda há hamburguerias que abrem por todo o lado. Ok, não abrem tantas... e muitas das que abrem não são novos negócios. São extensões de cadeias já existentes que tentam abranger mais geografias. E foi exactamente isso que deu origem à nova hamburgueria de Oeiras, numa praceta bastante frequentada, onde fica o La Vecchia Roma (aqui), Domino's Pizza, Sacolinha ou o Mercado da Carne (excelente talho), entre outros.
Conhecia a cadeia de nome mas nunca tinha experimentado nenhum dos seus 7 outros restaurantes. Exacto, o Hamburguês abriu em oeiras o seu 8º (!!) restaurante, tantos como a Hamburgueria do Bairro e mais 1 que o Honorato (se contabilizar apenas Lisboa e arredores). O Hamburguês é dos poucos locais que conheço que permite ao cliente fazer o seu próprio hambúrguer, tendo ainda uma selecção das suas próprias combinações, todas inspiradas em regiões ou cidades portuguesas. Isto parece funcionar bem nalguns casos, onde vemos coisas como ovos mexidos ou tomatadas no meio da descrição de um hambúrguer, mas depois parece falhar redondamente onde o "Funchal" é um conjunto bastante banal mas com bolo do caco com manteiga de alho... É uma ideia que sempre a diferencia um pouco das restantes, desde que a concretização acompanhe.
Antes de chegar à avaliação da concretização, avaliemos então o serviço. O restaurante tinha aberto no dia anterior, daí aceitar que o serviço pareça meio confuso na forma como aborda as mesas e se mexe. Ainda que se preencha uma folha com o pedido, e seja validado o que está preenchido pela pessoa que vem à mesa, conseguiu enganar-se numa das bebidas, algo que foi prontamente corrigido. Por falar em folha com o pedido, algo que devem realmente rever é a esta pequena folha, única por mesa, e que serve ao mesmo tempo como ementa e local para anotar o pedido. Porque não fornecer algumas ementas, onde não se pudesse anotar o pedido, e podíamos ter todas as pessoas na mesa a decidir o que comer ao mesmo tempo, sendo depois só anotar?
Não existe muita escolha de entradas, mas como éramos só 2, partilhámos as Tostas com Requeijão de Ovelha, Presunto, Mel e Nozes. Bom pão, o que foi uma constante que passou também para os hambúrgueres, e uns toppings decentes, mas que podiam e deviam ser bem melhores, serviram bem para entreter enquanto aguardávamos pelos pratos principais.


Falando primeiro dos pontos comuns entre os dois hambúrgueres, de realçar o bom pão brioche ligeiramente torrado, ainda que a parte de baixo fosse fina demais para aguentar que se comesse à mão. O ponto da carne não falhou, tal como o tempero da mesma, apresentando-se mal passado em ambos os exemplares, e as batatas doce fritas também estavam num bom nível.
O Mirandela surge com a clássica combinação que tanto associamos à zona, ou seja, alheira, grelos e ovo. Tudo com uma execução média mas a qualidade da alheira não deslumbrou.


Melhor o De Piodão a Barrancos, com uma combinação clássica de queijo da serra, presunto e cebola caramelizada. Os sabores fazem sentido, os ingredientes são simpáticos (mas mais uma vez não deslumbram) mas não percebi a motivação para colocar o queijo em cubos, quando seria melhor uma distribuição mais uniforme.


Não havia já espaço para a sobremesa, nem nenhuma que nos parecesse imperdível o suficiente, por isso decidimos avançar para os cafés e a conta. Não é uma hamburgueria memorável. Aliás, poucas são! Mas não é má, e acaba por cumprir o seu propósito.

Hamburguês
Oeiras, Portugal
Hamburguês - Hambúrgueres Artesanais Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 20 €
Data da Visita: 1 de Fevereiro 2018

1 comentário :