quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Pimenta Malagueta (Amadora)

Os últimos anos têm sido bastante generosos no que à cena gastronómica da Amadora se refere. Disse-o quando fui a'O Quintal (aqui) e ao Happy Comida Caseira (aqui) e vou voltar a dizer, sem qualquer problema. Este Pimenta Malagueta vinha-me despertando a curiosidade há meses e meses, mas a oportunidade de o conhecer surgiu após um convite dos proprietários.
O registo em que se apresenta é bastante diferente dos restaurantes que já mencionei. Aqui entramos num local que nos faz lembrar um típico e confortável restaurante português, quase uma tasca. Não é uma tasca moderna, cheia de pormenores kitsch. É mesmo uma tasca, mas com um aspecto clean. 
Os clientes que aqui entram são recebidos entre sorrisos e palavras simpáticas, algo que é uma constante por toda a refeição como pudemos testemunhar. Existe uma genuína preocupação de que as pessoas se sintam bem e que comam bem! A casa aqui começa a ser feita por quem serve e por quem cozinha, que vem à mesa saber como estão as coisas. E vimos isto a ser feito também a outras mesas, daí percebermos que é algo realmente honesto.
A ementa reflecte influências claramente portuguesas, com comida aparentemente simples exceptuando alguns pratos que parecem mais trabalhados. Os preços são algo surpreendentes para alguns pratos, mas já volto a este ponto...
Começámos por atacar um bom Queijo de Ovelha Curado, que nos foi servido com o couvert. De salientar também a óptima manteiga de alho que nos foi servida e que barrámos generosamente em fatias de um simpático pão.



Até estávamos para passar as entradas à frente, mas a sugestão de um Folhado de Queijo de Cabra falou mais alto. Massa folhada num ponto perfeito, com um recheio de queijo de cabra, tomate e oregãos que faz todo o sentido. Para refrescar, uma salada bem temperada com apontamentos doces dados por morangos e uma fruta da época, a romã. Se o folhado cumpriu bastante bem e ficámos agradados com a sugestão, a salada que o acompanha foi uma boa surpresa. 



Apesar das influências portuguesas e do menu aparentemente simples, existem algumas pérolas que parecem meio perdidas, como este Polvo com Puré de Batata Doce, Grelos e Molho Romesco. Nota-se aqui uma evolução do simples restaurante de bairro, com um prato de alguns componentes mais invulgares, como é o caso do molho romesco, e um empratamento cuidado. Mas não é só o prato que é bonito, ou a dose que é bastante generosa. Os sabores apresentados são também muito bons, principalmente o romesco! Polvo cozinhado na perfeição, de textura macia, e uns grelos fantásticos. Dispensava o puré de batata e deliciava-me só com o polvo, os grelos e o molho.



Uma das imagens que mais vi, e que mais me fez salivar nos períodos antes desta visita, foi a de um bife com um aspecto divinal, banhado em molho e com uma malagueta por cima. Existem alguns bifes, podendo optar por vazia ou lombo. O lombo acaba por ser um corte que, devido à sua falta de gordura, não apresenta muito sabor, logo a escolha teve que recair pela vazia.
Fantástica peça de carne. Mesmo muito boa, bem temperada, cozinhada perfeitamente no ponto pedido (mal passada)! Bom molho, onde ia mergulhando o simples arroz branco para criar uma gulosa "pasta" de molho e arroz e umas excelentes batatas fritas, estaladiças qb. Ah, e voltando à questão do preço, este bife da vazia tem o custo de 9,80€, tornando-o num dos nacos de carne mais apetecíveis da cidade de Lisboa a meu ver.



As Farófias, servidas de uma forma muito pouco ortodoxa, a apresentarem uma óptima consistência mas o creme de ovo a levar-nos mais a pensar em arroz doce do que em farófias. Não é mau, visto que também gosto bastante de arroz doce, mas foi algo inesperado.



Excelentes sabores no Cheesecake com Doce de Morango, Framboesa, Gengibre e Lima, principalmente no que ao topping diz respeito. Bastante bem equilibrado entre a doçura e a acidez, ligando na perfeição com o creme e a base. Único problema foi a base não estar estaladiça, algo que aprecio nesta sobremesa para dar alguma textura à mesma.



Saí do Pimenta Malagueta com vontade de regressar muito em breve. Não só a ementa tem outros pratos apelativos por descobrir (vi passar pratos com óptimo aspecto para outras mesas) como me senti verdadeiramente bem lá. Ou então voltar quando simplesmente me apetecer um belo bife a bom preço.

Pimenta Malagueta
Rua 1º de Dezembro, 38A
Amadora, Portugal
Pimenta Malagueta Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Foodspotting
Facebook
Preço Médio: < 20 €
Data da Visita: 24 de Janeiro 2018

Sem comentários :

Enviar um comentário