segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Kokoro Ramen Bar (Arroios)

Noites de Inverno pedem pratos quentes! Pratos que nos aqueçam a alma, e a de quem nos rodeia. Aquilo que nós portugueses muitas vezes chamamos de pratos de tacho, que chegam à mesa a borbulhar e recheados de bons ingredientes. Mas não somos os únicos a ter pratos para noites frias, muito pelo contrário. Os japoneses têm um prato ideal para noites destas chamado Ramen.
Ramen é uma daquelas sopas com massa tão na moda nos dias de hoje. Há interpretações de todas as partes asiáticas, com nomes diferentes, ingredientes diferentes, mas onde a essência do prato se mantém: bons noodles, caldo saboroso e alguns ingredientes para servir de topping.
Estávamos numa destas noites de Fevereiro e a escolha de apetites foi recaindo para uma destas sopas. Sendo sábado à noite, a vontade de nos enfiar na confusão do Príncipe Real para visitar o Koppu (de que já falei aqui) era pouca e lembrei-me de um restaurante perto do Instituto Superior Técnico que servia esta especialidade.
Restaurante muito pequeno, com cerca de 14 lugares e uma decoração minimalista, e com uma das cartas mais curtas que já vi! Serve três tipos de ramen. E é isto! Não há mais nada. Isto não é necessariamente mau... Mantém o restaurante focado nos ingredientes para estes três pratos e simplifica processos na cozinha. O meu problema prende-se com o facto de que um dos três ramen não havia e, por acaso, era aquele que eu mais queria experimentar, o Tonkotsu Ramen! E isto nem sequer é comunicado quando nos entregam a ementa. Aliás, todo o serviço é um pouco "a cagar", com a única pessoa que está na sala a passar mais tempo a olhar para o telemóvel que para os clientes, a demorar 10 minutos a trazer as bebidas pedidas ou a falhar na comunicação de quem veio levantar os pratos e que ia levantando os ramen de pessoas que ainda estavam a comer...
Passados largos minutos dos pedidos, mais do que esperava por um prato onde o que demora mais tempo, o caldo, tem de estar obrigatoriamente feito antes do serviço começar, lá chegam as duas taças de ramen à mesa. O Shoyu Ramen é feito com um excelente caldo de galinha e tare, apresentando uma boa profundidade de sabor, algo também ajudado pela alga nori que se encontra na taça. Os noodles servidos são também excelentes e o ovo estava perfeito, com o seu interior líquido. Surpreendentemente bom o frango desfiado, bem como o bambu que ajuda a dar alguma textura ao ramen. Menos influente, a cebola frita e a cebolinha verde.


O caldo do Vegetariano Ramen (transcrição literal do que está na ementa) é muito bom e bastante surpreendente, pois não estava à espera de encontrar algo que se assemelhasse com um caril. Excelentes sabores e até tive pena que o caldo fosse em menor quantidade que no outro ramen. Parecia que a cada colherada de caldo o nosso palato era refrescado. A massa do mesmo tipo de qualidade do anterior, ainda que provocasse um pequeno susto porque quando o prato chega à mesa alguns fios parecem estar pegados. Felizmente revelou-se ter absorvido o caldo bastante bem e não estavam nada empapados. O mesmo bambu e a mesma cebola frita do Shoyu Ramen mas aqui juntos com milho e uma folha de pak choi. Sim, uma única folha!


Aliás, o ponto negativo destes ramen foram as desequilibradas proporções entre massa e restantes ingredientes! Às tantas parecia que estávamos simplesmente a comer massa, sem mais nada, o que tira um pouco de dimensão e profundidade ao prato.
Ainda assim, e considerando o valor dos ramen, é um sítio bastante decente para nos confortarmos com esta sopa japonesa.

Kokoro Ramen Bar
Lisboa, Portugal
Kokoro Ramen Bar Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 10 €
Data da Visita: 11 de Fevereiro 2018

Sem comentários :

Enviar um comentário