quinta-feira, 30 de abril de 2015

Astrolábio (Paço de Arcos)

Há vários anos que não visitava o Astrolábio, um dos restaurantes do centro histórico de Paço de Arcos. Mesmo muitos anos depois da última visita, guardava ainda na memória um arroz de peixe (que julgava eu ser garoupa mas era tamboril) que me tinha maravilhado. Mal fiz a reserva para um almoço de família, sabia que iria voltar a pedir esse mesmo prato, tentando reavivar  as memórias que o meu palato tinha guardado.
A refeição começou com Mexilhões à Bulhão Pato e Amêijoas à Bulhão Pato, ambos os pratos bem confeccionados e de molho bem apurado. Boa concretização de uma receita clássica e utilização de bons produtos tornaram este um bom início de refeição.

Mexilhões à Bulhão Pato
Amêijoas à Bulhão Pato
Sabem quando a nossa memória nos diz que algo que comemos muitos anos atrás era fantástico, mas quando o voltamos a comer a ilusão dissipa-se e sentimos uma desilusão e vazio sem igual? Felizmente isso não me aconteceu!
Este Arroz de Tamboril era tudo o que eu poderia ter desejado! O arroz malandrinho cozinhado na perfeição e muito bem acompanhado por uns lombos de tamboril e miolos de camarão, também estes perfeitos na concretização. E o caldo? A despertar-nos todos os cantos da boca, devido a uma utilização mais pronunciada de tomate, mostrando uns níveis de acidez e umami bastante interessantes. Para ajudar à festa, uns pedaços de fígado de tamboril deram o ar de sua graça e fizeram-me saborear cada garfada. Mesmo quando já não havia tamboril ou camarão, não resisti a continuar a comer apenas o arroz.


Provei ainda uma Cabeça de Garoupa que me pareceu estar também ela fantástica. A "carne" húmida e saborosa num prato simplista mas de cuidada concretização.


Menos interessante o Fillet Mignon que veio para a mesa. Aquele naco precisava de um molho (ou jus) que ajudasse a carne a ganhar mais sabor. O lombo apesar de ser um corte mais tenro precisa de mais ajuda para brilhar, devido à escassez de gordura presente. No prato brilhavam as batatas fritas às rodelas e uns óptimos grelos salteados. Já o Steak au Poivre, que apenas mirei sem degustar, não padecia do mesmo mal, segundo os comensais que o provaram.


Finalizei a refeição com um Cheesecake de Framboesa, saboroso e bem equilibrado nas proporções de doce e ácido dos seus componentes. Boa compota de framboesa, bom queijo creme e apenas a base de bolacha se revelava menos consistente, ainda que de bom sabor.


Um local de visita obrigatória para experimentar o Arroz de Tamboril, e uma boa aposta para os apreciadores de bom peixe, garantindo produtos marítimos frescos a preços justos.

Zomato
Foodspotting
Astrolábio
Praça Guilherme Gomes Fernandes, 7-9
Paço de Arcos, Portugal
Site
Preço Médio: < 30 €

Sem comentários :

Enviar um comentário