quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Bistrot O Porto (Tavira)

Tavira, como qualquer cidade algarvia que se vê preenchida por milhares de turistas nos meses de Verão, tem opções de todo o género para jantar, com boas e más opções, e algumas, como o Bistrot O Porto, fugindo ao tradicional restaurante algarvio, apostando em cartas simples, de influências mediterrânicas, com produtos frescos e muitas vezes locais. Ou seja, um bom porto de partida para novas experiências.
Perto do cais de partida do barco para a Ilha de Tavira, a escassos metros do antigo (e restaurado) Mercado de Tavira, fica um restaurante pequeno e com um aspecto acolhedor. Ao entrar, rapidamente reparamos na ementa escrita na ardósia, descrevendo os pratos através dos seus ingredientes, sem grandes floreados e tentando transmitir a simplicidade da sua cozinha.
Enquanto esperávamos que nos recebessem, o que demorou mais tempo do que seria expectável parecendo que os empregados passavam por nós sem repararem, ou havendo até empregados encostados ao balcão, o que nos levou a crer que seria tudo menos um funcionário, pudemos interiorizar o espaço e começar a ler o menu. O serviço em si foi um pouco lento e despreocupado durante toda a refeição. Mas essa espera teve um aspecto positivo, pois permitiu-nos ler e reler a ementa, sendo que quando finalmente nos sentámos e trouxeram a ementa, já não precisámos de olhar para ela pois já tínhamos escolhido.
Para começar, uns refrescantes Figos Recheados com Requeijão e Presunto. Uma combinação agradável entre a (não excessiva) doçura dos figos e do requeijão, com o salgado do presunto, este fatiado de forma um pouco mais grossa que o desejável. O prato ficaria completo com umas folhas de rúcula, de sabor forte e apimentado, bastante diferente da rúcula que habitualmente nos servem e, por isso mesmo, um ingrediente bastante interessante.


A ementa levou-me a desejar pratos simples e a escolha para prato principal acabou por recair numa Pasta com Molho de Tomate, Feta e Pecorino. Bastante simples, de bons sabores, com um "feeling" leve onde fiquei a desejar que houvesse um pouco mais do molho de tomate e que este tivesse um pouco mais de acidez. Ainda assim, um bom prato, simples e com bons ingredientes. Provei ainda a Pasta com Choco com um fantástico tagliatelle caseiro, fino e leve.


Cheguei ao fim da refeição a sentir-me saudável e até um pouco leve. Para que voltasse a sentir-me normal decidi pedir o Cheesecake para a sobremesa. Mas até este cheesecake é diferente dos restantes, não deixando de quase parecer saudável. Sendo um cheesecake cozinhado, não perdeu a leveza e doçura do creme, aliando a isso uma base. Em vez do tradicional topping, este cheesecake vinha acompanhado com uma metade de pêssego em calda e uma calda de pêssego, funcho e mel (pelo menos foi o que me foi dito pela senhora que nos estava a atender). Uma boa combinação de sabores e um bom culminar de refeição, a demonstrar uma consistência notável na ementa ao longo de toda a refeição, tanto ao nível da confecção como na lógica de ter pratos que combinem bem entre si.


Um bom restaurante, fiel aos seus princípios e aos produtos frescos e de qualidade. Preços justos e adequados à ementa, com a componente mediterrânica a sobressair. Mesmo para quem gosta, como eu, de grandes quantidades de carne e/ou peixe, deixem-se levar pela cativante e interessante ementa.

Bistrot O Porto
Tavira, Portugal
Preço Médio: < 30 €

Sem comentários :

Enviar um comentário