quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Mercantina (Alvalade)

Primeiro deixem-me esclarecer uma coisa... Todas as notícias que viram quanto à atribuição de uma "Estrela Michelin das Pizzas" ao Mercantina (como por exemplo aqui) foi apenas um exagero da parte dos media. A distinção que foi feita pela "Associazione Verace Pizza Napoletana" e para a qual o restaurante trabalhou e terá que se reger por uma série de normas e métodos estritos, é de que neste estabelecimento poderão experimentar a tradicional forma napolitana de fazer pizzas. Isto implica seguir um conjunto de regras definidas (que podem ser lidas aqui) e não que é uma "Estrela Michelin" um tipo de distinção bastante diferente.
Tudo isto para vos dizer que, por muito mediatismo que o Mercantina tenha (e que de certa forma o merece, mas já lá vamos), esta não é, para mim, a melhor pizza em Lisboa! Mas está próximo do topo. Mas foi este mediatismo todo que acabou por me despertar a curiosidade de visitar este espaço.
O espaço é giro e simples, mas parece um pouco sobrelotado de mesas, chegando mesmo a ter algumas mesas de 2 a escassos centímetros umas das outras.
Nesta minha primeira visita, claramente teria que experimentar as pizzas, a imagem de marca da casa. Mas enquanto as pizzas não chegavam, quis experimentar uma das entradas que mais associamos aos restaurantes italianos, a Bruschetta. Nesta versão Capri (Tomate, Mozzarella, Pasta de Azeitonas Pretas e Manjericão) não fiquei impressionado. Falta de tempero (nem sal nem pimenta se viam naquela simples fatia de pão) e fraca qualidade do pão deixaram-nos tristes com este início de refeição. Para imaginarem o pão, tentámos comer à dentada e de faca e garfo, mas a dificuldade em cortá-lo era notória.


Mas o que interessa neste restaurante são as pizzas. E nesse campo, não desapontam! Têm uma crosta exterior maior que o que idealizo, mas não deixa de ser saborosa e desaparece para dar lugar a uma pizza de massa fina e com ingredientes muito bons.
A Pizza Mercantina (Tomate, Mozzarella, Fiambre, Salame Picante, Cogumelos Frescos, Parmesão) a ser um verdadeiro "must" para os adeptos das pizzas com muitos ingredientes. Todos eles de boa qualidade e a combinarem bem.


Mas o grande destaque terá que ser atribuído à simplicidade e espectacularidade da Pizza Margherita D.O.P.! Um Queijo Mozzarella bastante saboroso que contrasta na perfeição com um fantástico molho de tomate cheio de umami. É uma pizza altamente viciante, graças a esta combinação de mozzarella e tomate, com alguma ajuda dos bocados de manjericão que ajudam a refrescar o palato e nos mantém a desejar só mais uma dentada... só mais uma fatia.


Apesar da fraca bruschetta, esta não estraga a minha impressão final do Mercantina, visto que a memória principal é sem dúvida a qualidade das fantásticas pizzas napolitanas!

Mercantina
Alvalade, Portugal
Preço Médio: < 20 €

Este sábado, dia 4 de Outubro é o dia limite para as inscrições para o Passatempo Kook Chiado, que celebra o 1º Aniversário do Devaneios de um Foodie e que vai sortear um jantar para duas pessoas! De que estão à espera para se inscrever?

2 comentários :

  1. Ao tempo que estou para lá ir. As pizzas tem realmente um excelente aspecto!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogo, pelas pizzas vale realmente a pena! Aconselho que tentes ir ao almoço ou se fores ao jantar reserva antes!

      Eliminar