segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Sem Espinhas Manta Lounge (Manta Rota)

Há restaurantes que ambicionam ser tudo, com um ambiente moderno (é uma espécie de bar de praia mas com pinta), uma ementa que tem de tudo um pouco (começo a achar que o sushi está demasiado na moda!) e um nome pomposo (tem Lounge no nome, que mais é preciso dizer?) mas que na verdade não são tão bons como se fazem passar, sobrevivendo e até prosperando por terem fantásticas localizações e aproveitando o boom que são os meses de Verão. 
O Sem Espinhas Manta Lounge, infelizmente, acaba por cair nestes pontos, tornando-se um restaurante pouco acima do medíocre, mas com uma grande localização e um espaço, que apesar de bom, me pareceu mal organizado para grupos um pouco maiores. Fui lá num almoço de grupo, onde se pediu que fosse colocado um lugar extra, ao qual o serviço simpaticamente correspondeu. Mas o problema era a localização da mesa, junto de duas grandes portadas que são constantemente usadas pelos empregados para acesso à esplanada. Entre o vento que entrava por uma (e que mais tarde se conseguiu fechar) e a outra portada que ficava bastante à justa para que os empregados conseguissem fazer o seu trabalho sem estorvar quem lá se encontrasse. Um pequeno problema de organização, mas nada de muito grave. Bem, já me alonguei demais sobre aspectos menores, porque na verdade a empregada que nos estava a servir foi bastante simpática. Passemos ao que é importante, a comida!


O Bife de Atum Grelhado com Pimenta e Ervas deixou-me alguns sentimentos contraditórios, muito por culpa de um fantástico bife de atum que tinha comido em casa apenas alguns dias antes. O atum fresco nesta zona é realmente do melhor que se pode encontrar em Portugal, e acredito que no mundo também, seja nos restaurantes ou no mercado local. E a qualidade deste era realmente fantástica. Mas o problema está na confecção do produto. O bife veio médio-bem mas, felizmente, nada seco. Os acompanhamentos são simpáticos e acabam por complementar bem o prato. Mas o maior erro aqui encontrado foi a diferença entre aquilo que é descrito pela ementa e aquilo que chega no prato.




Só à primeira vista, não vejo "Bifinhos" nem nada que esteja cortado muito fino, mas enfim... não é muito grave. Grelhado, check. Pimenta e Ervas? Sim, talvez, não sei, pode haver a possibilidade de ter tido uma pequena esfregadela de uma mistura do género, mas nada que deixasse grande sabor no bife, muito menos sendo "enrolado em". Apenas o "toque agridoce de alfarroba" me pareceu estar presente no molho adocicado que é colocado por cima do bife. Toque esse que não me convence totalmente devido ao doce que se revelou, mas que não é mau nem enjoativo, deixando-me sem saber bem o que achar deste pormenor.


A sobremesa foi fácil de escolher. Um Petit Gâteau de Limão Merengado? Claro que vou ter que experimentar isso!


"Olhe, faz favor, este é o petit gâteau de limão?"
"Sim, é. Vários clientes fazem a mesma pergunta..."
Foi mais ou menos isto que aconteceu quando a sobremesa chegou à mesa. Percebem porquê? Pois, eu mal vi escrito Petit Gâteau de Limão pedi sem ler mais nada. Inclusive sem ler a descrição... porque Petit Gâteau parece-me bastante auto-explicativo. Pois, errado mais uma vez. Na verdade (e nisso a descrição está quase correcta), o Petit Gâteau é uma Tarte de Limão. Ok, o crumble apresentado no copo era bom e com uma textura crocante para contrastar com o creme de limão, que era saboroso e bastante cremoso, mas e o merengue? Pois...
Acaba por ser um restaurante com muitos altos e baixos, tanto a nível de concretização como na forma como a ementa está escrita. Se tentam "vender" um prato com nome X, não apresentem depois um prato Y, limitem-se a apresentar aquilo que o cliente pediu e espera receber!

Sem Espinhas Manta Lounge
Manta Rota, Portugal
Preço Médio: < 30 €

2 comentários :

  1. Bife de atum... até agora nunca encontrei um bife de atum perfeito, o mais perto talvez tenha sido no Boia na Praia da Salema no Algarve. Mas tipicamente um bife de atum vem demasiado seco (e por isso sempre com imenso molho para balançar)... e se não está seco então tipicamente parece mal passado... e aí desconfio. Nunca cozinhei atum fresco mas acredito ser difícil encontrar o ponto certo, se é que o há.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano comi um bife de atum perfeito... mas em casa! Nas praças algarvias consegues comprar atum fresco (e eles diferem com o congelado, principalmente ao nível de preço) e vê-se a diferença no produto quando o cozinhas! É como um bife de lombo, desfaz-se na boca!
      Eu até prefiro que me dêem atum mal passado ou, no limite, médio! Mas não são todos os restaurantes que o sabem trabalhar na perfeição =|

      Eliminar