segunda-feira, 27 de julho de 2015

Faisão (Campo Maior)

Estive uma semana a acampar pela Beira Interior e Alentejo, dando por mim em Campo Maior, um pouco farto de grelhados e com vontade de um bom prato alentejano. Ainda que mal preparado quanto à escolha de restaurantes, pois era um dos poucos sítios por onde não tinha contado passar nestas férias, uma rápida pesquisa online deu-me algumas opções e acabei por me decidir pelo restaurante Faisão. Na verdade, estava com desejos de dois pratos específicos e que eram dados como especialidades desta casa: Sopa de Tomate e Migas. Por isso, parecia-me o restaurante ideal.
Entramos e damos por nós naquilo que eu, como lisboeta, considero um restaurante tipicamente alentejano, com toda a decoração adequada. Abrindo a ementa, notamos que existem vários pratos do dia, com características regionais, mas que a ementa fixa contém poucos pratos regionais. Ainda assim decidimos experimentar duas das Especialidades da Casa, ambas aconselhadas para duas pessoas, sendo uma dela uma entrada.
Claramente a ementa tem uma gralha. As doses que nos foram servidas não são doses adequadas para duas pessoas, mas sim para três ou quatro! O Gaspacho à Alentejana é um tacho de barro enorme que bem poderia ser uma refeição completa. Mas não é só o tamanho da dose que é generoso, mas também os sabores que rapidamente nos preenchem a boca e violam o palato. Boa dose de acidez na sopa, bom caldo e bons ingredientes a revelarem os sabores da verdadeira cozinha alentejana e feita por quem tem mão para isso.


Também as Migas à Alentejana vinham numa dose cavalar, claramente um excesso para apenas duas pessoas, mas com tudo certo no que interessa. Boas migas, com um ar bastante caseiro e com bastante alho, fácil de retirar das migas visto estar inteiro para os que não são adeptos do mesmo. Mas a surpresa para mim foi a carne. Nem sempre sou adepto de pedir este tipo de pratos com carne frita pois mais de metade das casas acabam por estragar a carne durante o processo de fritura e fazendo com que a mesma fique seca. Esta vinha suculenta e a desprender-se facilmente do osso, também com bastante sabor e com uma boa dose de tempero, especialmente pimentão doce. Também os enchidos são merecedores de destaque, complementando e completando na perfeição o conjunto. Mais um prato a representar bastante bem a cultura gastronómica alentejana.


Mas nem tudo correu bem e a (grande) desilusão ficou guardada para o fim. O Molotof (Molotoff? Molotov? Não consegui encontrar uma resposta definitiva) estava com uma aparência bastante apetitosa, mas quando tentávamos cortá-lo à colher revelava-se borrachoso e nem o doce de ovos se safava nesta sobremesa. Depois de um inicio e meio auspicioso, o fim revelou-se quase tenebroso.


Faisão
Campo Maior, Portugal
Preço Médio: < 20 €

Sem comentários :

Enviar um comentário