segunda-feira, 13 de julho de 2015

Santa Luzia (Manteigas)

Quando vou de férias tenho a mania de me preparar ao nível gastronómico, para poder satisfazer as minhas vontades de jantar fora com alguma qualidade. Não quero com isto dizer que vá jantar fora todos os dias, muito pelo contrário. Apenas gosto de ter as minhas opções relativamente abertas, mas este método não é infalível. Quis ir em Setembro festejar uma data especial ao Vallécula, em Valhelhas, um restaurante onde fui no Verão de 2013 e do qual fiquei fã. Mas, apesar da informação que tinha retirado de alguns sites fiáveis, parece que o restaurante fecha para jantar ao Domingo, algo que eu não sabia. 
A segunda opção era o Dom Pastor, em Manteigas, mas parece que ao Domingo ao jantar também está fechado, algo que desconhecia devido à pouca informação online existente. Acabámos por dar uma volta por Manteigas, olhando para várias ementas, e decidindo ficar no Santa Luzia, por parecer ter a ementa mais apelativa.
Para começar a saciar o apetite aberto pela caminhada e ares da serra, foi pedida a Vara de Enchidos, que trazia 4 variedades diferentes de enchidos regionais, todos de um nível muito bom. Chouriços carnudos mas macios, uma morcela fantástica e uma farinheira de chorar por mais. Que todos os inícios de refeição fossem assim e eu seria sempre feliz.


Apesar de nos apetecer pratos de carne, queríamos grandes e bons nacos de carne, e por isso optámos por passar os pratos mais tradicionais como a Chanfana ou o Cabrito. O Medalhão de Vitela com Molho Bearnês a apresentar-se com um naco de carne de bom tamanho mas excessivamente passado (foi pedido mal passado e chegou médio-bem). A qualidade da carne era aceitável mas sem ser fantástica. Já o molho Bearnês veio cobrir todo o medalhão, mas com uma temperatura tépida e sem grande sabor. 


Como um só prato de carne não chega, pedimos também o Costeletão de Vitela ao Sal, sendo que este "ao Sal" nada tem a haver com a forma de cozinhar peixe "ao Sal", sendo, logicamente, uma costeleta de tamanho gigante grelhada e sendo temperada apenas com sal. Melhor qualidade na carne deste costeletão do que no medalhão, mas com o mesmo problema de temperatura na carne, pois o corte parecia-me pouco uniforme a nível de altura, tornando o centro da costeleta muito passada e apenas a parte junto ao osso estava mal passada. Ainda assim, doses bastante generosas e com bons acompanhamentos a preços simpáticos (12€ cada um dos pratos principais descritos).


Já um pouco cheios, decidimos pedir algo ligeiro para sobremesa, mas tentando voltar aos produtos regionais, e por isso pedimos o Queijo da Serra com Marmelada. Não sei bem o que esperava desta "sobremesa", mas certamente não era algo com tão pobre aspecto como o que surgiu. Esperava algo nas linhas desta imagem, com um queijo de comer à colher e algumas fatias generosas de marmelada. Mas, apesar do queijo de bom sabor, sendo bem acompanhado por uma marmelada boa, ainda que um pouco seca, todo o prato acabou por desiludir.


Ao longo de todo o jantar o serviço, apesar de simpático e prestável, parecia ter sempre aquela simpatia (es)forçada que se nota facilmente. Felizmente, não foi esforçado o suficiente que prejudicasse a experiência só por si, mas a qualidade da comida não ajudou a que ficasse com muito boa impressão.

Restaurante Santa Luzia
Manteigas, Portugal
Preço Médio: < 30 €

Sem comentários :

Enviar um comentário