terça-feira, 18 de abril de 2017

Mokuzai Sushi (Paço de Arcos)

Numa das minhas loucas fomes por sushi, decidi experimentar este novo restaurante em Paço de Arcos, aberto no início do ano. As imagens com que o meu facebook ia sendo invadido eram extremamente apelativas e as primeiras palavras que li sobre o sítio eram positivas.
Sábado à noite, dia de clássico na televisão, e quando chegámos ao restaurante (pelas 21h) ainda a sala se encontrava praticamente vazia, o que pode ser algo preocupante para um sábado à noite, mas depois lá se foi compondo. Sala essa com um estilo bastante confortável, principalmente nas cadeiras, que convidam a ficar à mesa pela noite dentro simplesmente na conversa, já para não falar sobre a fantástica vista que o restaurante tem.
A ementa não é muito extensa mas, como estávamos com aquela gula avassaladora, optámos pelo All You Can Eat, esperando que este fosse representativo da qualidade e criatividade do restaurante. E aqui começam as minhas pequenas irritações. Eu sei que o restaurante tem de "fazer dinheiro" e que as opções All You Can Eat não podem mostrar toda a carta, pois correriam o sério risco de entrar em prejuízo, mas ainda assim deve ser representativo da identidade que o restaurante quer ter.
Ora vejamos, para entrada é nos dado a escolher entre uma Miso Shiro simpática mas onde os sabores poderiam ser mais apurados.



Ou umas Gyozas, de bom sabor mas com o recheio a apresentar uma textura algo compacta e indistinta, apresentadas em quantidade suficiente só mesmo para entreter enquanto não chegava o primeiro prato de sushi.



Não percebo esta mania de o primeiro prato de grande parte dos All You Can Eat ser uma enxurrada de peças fritas, quando no sushi deve ser exactamente ao contrário, começando pelas peças mais leves e acabando nas mais pesadas. Quer dizer, eu até percebo mas não quero aceitar. A utilização de peças mais pesadas, por serem fritas e pelo uso de queijos cremes e molhos, faz com que os clientes fiquem cheios mais depressa, acabando por comer menos!



Quando chega o segundo prato, agora sim sem peças fritas, notamos uma vertente muito próxima da tradicional, o que não desagrada, principalmente porque as peças são todas elas bem executadas, com bom arroz e bom peixe (salmão, atum e corvina). Nada de inovador, e as combinações a serem todas muito clássicas mas pode ser esse o caminho que o restaurante deseja. Ou não, não fosse a mesa ao lado ter decidido pedir à carta e nós termos testemunhado peças com muito maior nível de criatividade do que aquilo que nos foi servido.



A criatividade do All You Can Eat não teve problemas só na originalidade das peças. Um dos factores que mais tomo em conta é a diferença das peças entre o primeiro e o segundo prato. Perceber se quem cria as peças tem a preocupação suficiente de mostrar mais aos clientes. De aliciá-los. Ou então se se está "a cagar" e decide fazer o mesmo que já fez e dar às pessoas o mesmo que elas já provaram. Falta de criatividade não deve ser pelas peças que vi passarem para a mesa do lado... será então mesmo falta de querer? Isso aliado ao já natural ar de quem nos serve, como quem diz "A sério que vão querer mais?!", quando pedimos mais e depois ainda esperamos 15 a 20 minutos pelas novas peças. Gostaria que mais restaurantes fossem como o Sushisan (aqui) onde temos de avisar para pararem de trazer comida!



As sobremesas não nos cativaram por aí além e assim decidimos encerrar uma refeição que, à semelhança do que nos tinha acontecido no Suntory (aqui), deixa um pouco a desejar não pela qualidade mas porque são restaurantes que se assumem como de fusão mas não o mostram num tipo de menu que pode ser uma "porta de entrada" para que as pessoas fiquem viciadas e se tornem clientes regulares. Quanto a mim, não sei se me tornarei um regular. Pelo All You Can Eat não será de certeza, e ficará a dúvida se voltarei para experimentar à carta.
P.S: Toda a refeição foi acompanhada com uma Sangria de Frutos Vermelhos que roçava o meu extremo de doçura mas que satisfez as nossas sedes.


Mokuzai Sushi
Paço de Arcos, Portugal
Mokuzai Sushi Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 30 €
Data da Visita: 2 de Abril 2017

Sem comentários :

Enviar um comentário