quarta-feira, 12 de julho de 2017

Ciudad Condal (Barcelona)

Quando estava a planear as minhas férias por Barcelona pedi, na página de Facebook do blog (esta e onde todos vocês, caros leitores, deveriam colocar o vosso like), recomendações para comer na cidade! Claro que fiz, também eu, o meu trabalho de casa, pesquisando em vários sites algumas recomendações mas queria recomendações de quem já lá estivesse estado.
Obrigado a todos os que contribuíram para fazer crescer a lista de referências para Barcelona (tinha cerca de 55 e só lá iria estar 5 dias!) mas não consegui, como é lógico, experimentar tudo o que queria! Um dos locais que foi referenciado, pelo chef Hugo Bernardo do fantástico B'Entrevinhos (aqui) e mais tarde pelo meu próprio irmão, foi o Ciudad Condal. Ainda por cima era relativamente perto da zona onde se encontrava o meu hotel!
Por falar em hotel, vou fazer uma breve referência aos locais onde fiquei, só para referência de possíveis interessados em visitar Barcelona ou Madrid (onde estive 1 noite). O Hostal Medea, em Barcelona está relativamente bem localizado, com bastantes atracções a que se consegue aceder a pé, como a Sagrada Família, a Casa Milà ou a Casa Batlló, e ainda a 5 minutos das estações de Metro e Comboio de Passeig de Gràcia. É um hotel bastante minimalista e o quarto onde ficámos tinha duas pequenas janelas que davam...para lado nenhum! Não sendo fantástico, vale mais pela localização que pela qualidade do sítio em si. Foi um pouco daqueles casos onde as fotos online são melhores que a realidade que experimentámos mas também não é terrível.
Já em Madrid, onde estive apenas 1 noite para ir ao Download Festival, falhada a tentativa de voltar a ficar hospedado Hotel Praktik Metropol, acabámos por marcar o room007 Sol, muito perto do Teatro Real de Madrid, ou seja, com bons acessos e também numa zona bastante central da cidade! Aqui, a realidade do quarto já bastante mais próximo do que vimos online e ficámos bastante satisfeitos.
Bem, voltando às questões gastronómicas, estamos em Espanha amigos e aqui tenho o hábito de fazer ligeiras refeições ao almoço, consistindo maioritariamente em bocadillos (sandes) com presunto, deixando as refeições mais consistentes para o jantar.
Apesar de estarmos em Espanha, onde a arte de tapear é rainha, a verdade é que a zona da Catalunha não é uma zona cuja gastronomia tradicional seja representada com tapas. Mas, seja por motivos práticos ou turísticos, a verdade é que é mais fácil encontrar restaurantes com tapas do que restaurantes puramente catalães. 
O Ciudad Condal é um pouco isso, um restaurante mais representativo da gastronomia espanhola que se conhece no mundo do que algo catalão. A sua ementa é virada para os pequenos pratos, sejam eles em forma de tapas, montaditos ou flautas (pequenas sandes em baguete), com a maior parte das propostas clássicas e tradicionais, e juntando ainda uma pequena ementa de propostas do dia. A variedade é muita chegando a ter disponíveis quase 100 itens diferentes, dificultanto, e muito, a escolha.
Mais fácil foi escolher o que beber nesta primeira refeição em Barcelona, não podendo fugir ao vinho espumante tradicional desta região de Espanha, a cava!


Para nós, Espanha é sinónimo de 2 coisas: Pão com Tomate (em catalão, Pa Amb Tomaquet) e Presunto! E, sempre que possível, estes itens fazem parte das nossas refeições. É impressionante o quão bom é pão com tomate esfregado, azeite e sal! Ainda que o pão usado, uma baguete vulgar, pudesse estar torrado e pudesse ser de melhor qualidade, a verdade é que é o início de refeição perfeito.


Acho que já referi 1001 vezes que acho surpreendente a inexistência de mau presunto em Espanha. Seja em que zona do país for, encontramos bom presunto e a preços mais baixos do que os praticados em Portugal! Aqui não foi excepção com um óptimo Presunto Ibérico de Belota.


Incontornáveis também, para matar saudades de terras espanholas, pedir Croquetas, neste caso de Frango e Presunto. Boa fritura, excelente cremosidade dada pelo béchamel e óptimo sabor mas com o frango a ser completamente ofuscado pelo predominante sabor do presunto.


Ainda que em dose reduzida, até mesmo para uma tampa, as Gambas Al Ajillo deixaram uma boa impressão no seu molho de sabor apurado.


Apesar de bem cozinhados, e bem temperados, os Pimentos de Padrón não deixaram de desiludir um pouco pelo facto de nenhum dos espécimes deglutidos ter apresentado qualquer valor na Escala de Scoville.


Apesar da ligeira falta de sal, estava excelente este Surtido Cremoso de Cogumelos, com uma variedade bastante considerável e sendo tudo bem ligado com a cremosidade de uma gema de ovo.


Até agora o restaurante não tinha desiludido e manteve o nível nas sobremesas, com uma excelente Crema Catalana, uma sobremesa parecida com o Crème Brûlée ou o nosso Leite Creme mas com ligeiras diferenças nos seus ingredientes e método de confecção (podem ver as diferenças neste artigo). Creme bastante saboroso e uniforme com uma cobertura estaladiça perfeita.


Excelente também o Flan da Casa, tanto ao nível de textura como de sabor, sem ser excessivamente doce ou tornar-se enjoativo. Dispensei apenas o chantilly que se encontrava no prato pois não trazia nenhum valor ao prato.


Uma óptima refeição a abrir as hostilidades no país vizinho. A nível de valores, o preço das doses parecia estar em conformidade com o praticado um pouco por toda a cidade, mas de valores mais altos do que se encontram noutras cidade de Espanha, como Madrid ou Sevilha.

Ciudad Condal
Barcelona, Espanha
Preço Médio: < 30 €
Data da Visita: 18 de Junho 2017

Sem comentários :

Enviar um comentário