segunda-feira, 10 de julho de 2017

Paladares da Bairrada (Rebelva)

Normalmente as refeições que faço em restaurantes escolhidos por mim são sempre de qualidade aceitável. Não são sempre, como é lógico, os melhores restaurantes do mundo mas são restaurantes que normalmente levam algum escrutínio até chegar à altura da minha visita. Isto porque tento sempre garantir que, fora de casa, tenha boas refeições. Claro que podia ter 2 ou 3 restaurantes onde ia sempre e seria seguro, mas a vontade de experimentar sítios novos é enorme, levando-me a ter uma lista com mais de 1600 referências um pouco por todo o país. Isto faz com que de vez em quando, por muita pesquisa que tenha feito ou outras opiniões que tenha lido, as coisas não corram como espero.
No Paladares da Bairrada não só não correu como eu esperava como foi talvez das piores refeições, enquanto um todo, que fiz desde que me lembro. Este não era a minha primeira escolha para o jantar que ia fazer este dia mas o outro restaurante, que tinha marcado pelo The Fork com sucesso, lembrou-se de pôr um post no Facebook no dia 11 de Junho a dizer que reabririam na 4ª feira (dia 14). Por acaso, vi esse post dia 13 e ainda fui a tempo de marcar outro restaurante. A 2ª opção era este Paladres da Bairrada, situado na gastronomicamente populada zona da Rebelva (de que já falei várias vezes aqui), que tinha vindo a receber algumas críticas bastante positivas e que me deixaram com bastante curiosidade para experimentar o seu leitão. Reserva feita pela mesma plataforma, onde havia a indicação que teria 50% de desconto (com as condicionantes normais do The Fork) e logo a seguir recebo um telefonema estranho, dizendo-me que não conseguiriam fazer o desconto de 50% mas que fariam de 30% e que se quisesse poderia cancelar a reserva na plataforma que confirmavam já telefonicamente a reserva. No meio da frustração que ainda sentia da reserva cancelada anterior decidi tentar chatear-me o mínimo possível e disse que sim, cancelando a reserva na plataforma. Há uma coisa que quero deixar aqui claro, não utilizo o The Fork pelos descontos, ainda que admita que dão bastante jeito! Utilizo o The Fork para facilitar todo o processo de fazer uma reserva, e não vou estar a contar que só vou jantar fora para ter X ou Y% de desconto, e nesse dia o que queria mesmo era conseguir uma mesa, estando-me a borrifar para se teria desconto ou não!
O restaurante até tem um espaço simpático e uma ementa bastante interessante, muito focada no leitão contando com vários pratos onde o pequeno suíno é rei como feijoada de Leitão, francesinha de Leitão ou Leitão à Brás. O problema aqui nem foi tanto a comida mas o serviço demorado e forçado. Das duas pessoas que estavam a servir, uma virava-nos a cara se o chamássemos, passando a tarefa de nos atender para aquele que parece ser o dono do restaurante. A simpatia e preocupação do dono pareceu sempre algo forçada, sendo esta uma interpretação pessoal mas que era partilhada por toda a mesa, estando longe de ser um bom serviço. O facto de nos tentar forçar a escolher entradas, usando como justificação as condições da reserva The Fork (aquela que cancelei, tendo ficando só um acordo verbal) também não ajudaram à impressão com que ficámos.
Esperava então que a comida pudesse compensar esta impressão mas a verdade é que quase tudo desiludiu. Pediram-se umas sopas, para as crianças na mesa, que tinham um sabor estranho e algo ácido, ainda que o serviço garantisse veementemente que tinha sido acabada de fazer e que era por falta de sal e uso de courgette. Lá voltou para trás e voltaram 5 minutos depois (ainda que uma das pessoas na mesa dissesse que não queria a sopa) com uma nova cor e sal mas sem grande solução no que ao sabor se referia.
(O registo fotográfico do jantar sofreu também um acidente e apaguei sem querer as fotos, tendo conseguido apenas recuperar 2 dos thumbnails, por isso a falta de qualidade das fotos é culpa minha)
Menos maus estavam os Croquetes de Leitão, com uma boa fritura, secos mas com o seu interior algo seco e massudo.


Apesar de não ter provado a Francesinha de Leitão, achei o seu aspecto despido algo desolador, e a pessoa que a comeu não me parecia extremamente entusiasmada enquanto a comia. Toda a comida era um pouco desoladora, pois também a Feijoada de Leitão era fraca e sem intensidade nos sabores apresentados. Um pouco melhor o Bife Três Pimentas, com a carne macia e um molho simpático ainda que tivesse chegado à mesa médio, quando foi pedido mal passado.
E a estrela da casa, o Leitão à Bairrada assado na casa? Bastante banal, numa dose que seria bem servida se metade não fosse osso, e a falhar no ponto mais relevante do leitão, a pele. Claro que o serviço tinha uma desculpa (como teve para tudo o que falhou) de que à hora a que foi servido (cerca das 21h e tendo entrado no restaurante pouco passava das 20h) já não se conseguia apresentar a pele estaladiça. Safaram-se as batatas, bastante boas!


O melhor ficou reservado para a sobremesa, com um bom Pudim de Pão (de que nem o thumbnail consegui recuperar!), de excelente textura e sabor.
Toda a experiência foi estranha e claramente influenciada pelo estranho serviço prestado. Não que alguma vez tenha sido rude ou antipático (excepto quando vimos as duas pessoas que serviam na sala a discutir) mas a forma como se impôs no espírito e no ambiente da mesa causou transtorno e algum mau-estar.
A experiência não foi positiva, e mesmo admitindo que possa só ter sido um mau dia, não deixou qualquer vontade de regressar para tirar teimas.

Paladares da Bairrada
Estrada da Rebelva, 531
Rebelva, Portugal
Paladares da Bairrada Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Foodspotting
Facebook
Site
TheFork
Preço Médio: < 20 €
Data da Visita: 13 de Junho 2017

Sem comentários :

Enviar um comentário