domingo, 9 de julho de 2017

Taberna Oporto (Carcavelos)

A zona de Oeiras e Cascais não é muito prolífera no que à existência de boas francesinhas diz respeito. Existe a clássica Casa das Francesinhas (aqui), o Simple food • drink (aqui) está temporariamente fechado (ou pelo menos é essa a indicação que tenho) e tarda em reabrir, se é que o fará mesmo, ou até as mais longínquas d'O Escondidinho (aqui). Mas no final de 2016 abriu, em Carcavelos, um restaurante dedicado às lides gastronómicas nortenhas e, como não podia deixar de ser, a sua ementa inclui uma Francesinha.
O espaço é mínimo, com lugar para cerca de 30 pessoas e sem grande conforto nas cadeiras usadas (sendo que há mesas com bancos também). Conforto sente-se na voz de quem nos atende, com aquela simpatia tão tipicamente "tripeira" (ou não fossem os donos naturais de Fafe), um sorriso sempre disponível e uma preocupação genuína em servir o melhor possível. 
As hostilidades iniciam-se com um pratinho de Salgadinhos, que foram uma surpresa enorme. Os salgados (Chamuças, Rissóis de Carne e Bolinhos de Bacalhau) a chegarem quentinhos à mesa e fritura irrepreensível. Mais banais as chamuças, mas os bolinhos de bacalhau e os rissóis de carne a merecedores de uma refeição exclusiva dos mesmos. A sério! Fazia uma refeição fácil com estes bolinhos de bacalhau, os rissóis de carne e um arroz de tomate malandrinho.



Nem cheguei a ver ementa nesta primeira visita à Taberna Oporto. Vi passar uns panados com bom aspecto, uns nacos de carne também apetitosos, mas eu estava cá por um motivo só: a Francesinha. Ok, não é a melhor que já comi mas não deixa de ser um exemplar simpático. Pela positiva temos o pão correctamente torrado, uma boa linguiça, bom bife, bom casaco de queijo e um molho equilibrado entre o tomate e a cerveja. Pela negativa, a ausência de salsicha fresca, o ovo estrelado (por baixo do queijo) com a gema completamente cozida e a pouca pujança do molho. Gosto do meu molho de francesinha picante e este representava um 0 na Escala de Scoville. O picante pedido à parte poderia ser um molho mais trabalhado, à semelhança do que acontece no Marco (aqui) ou no Tappas (aqui), no lugar de um azeite aromatizado com malaguetas mas acabou por servir o seu propósito. A escolha da bebida para acompanhar pode ser considerado um sacrilégio, pois invés dos típicos finos optámos por uma boa sangria.



A variedade de sobremesas descritas foi grande, com algumas das sobremesas disponíveis em modo "shot", mas não conseguimos fugir à atracção pelo Bolo Mil-Folhas de excelente aspecto que já tínhamos visto passar. E o aspecto correspondia à qualidade do mesmo! Excelente textura no mil folhas e um óptimo creme a rechear a fatia. Quando questionados se seria caseiro, a resposta fez-se sentir honesta ao admitir que é de encomenda. Com esta qualidade, o ser feito na casa ou não é completamente secundário.



Um restaurante que promete principalmente se mantiverem esta convicção preocupada de querer fazer melhor mas ao mesmo tempo mantendo-se fiéis ao seu conceito. Basta melhorar algumas pequenas coisas para que facilmente me consiga fazer cliente regular... nem que seja para lá ir só comer os maravilhosos salgados!

Taberna Oporto
Carcavelos, Portugal
Taberna Oporto Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 20 €
Data da Visita: 2 de Junho 2017

Sem comentários :

Enviar um comentário