segunda-feira, 31 de julho de 2017

Poké Bowls (Oeiras)

Estas coisas das modas não é fácil de acompanhar. Tivemos sushi, hamburguerias, petiscos, steakhouses e, quando tudo apontava para que este fosse o ano de explosão da cozinha peruana em Portugal (à semelhança do que está a acontecer no resto do mundo), parece que há uma tendência que se quer intrometer, o Poké.
Não, não estou a gozar convosco ou a tentar fazer piadas com o mundo da animação que é o Pokémon! Este prato oriundo do Havai, servido como entrada ou como prato principal, é uma salada de peixe cru. Quase um pouco à semelhança do que se foi conhecendo na Europa como um tártaro, onde cubos de uma proteína eram temperados e servidos, no Havai este prato foi crescendo até se tornar o maior representante da gastronomia havaiana além fronteiras. Pode-se até encontrar facilmente um pouco por todos os mercados havaianos (ou assim diz este artigo, donde saiu a foto abaixo)



O poké em si só começou a ser mais conhecido nos anos 60, apesar de se atribuir a sua origem às primeiras navegações que se fizeram para a ilha com a chegada dos primeiros nativos, ainda antes do Capitão James Cook a ter descoberto e revelado ao mundo "civilizado". A diferença é que os cubos de peixe começaram a ser servidos numa taça de arroz glutinoso. Enquanto me preparava para escrever este post fui tentar pesquisar um pouco sobre a tradição e origens do prato, descobrindo que tradicionalmente é servido sobre uma taça de arroz quente e não à temperatura de ambiente, como eu pensava. Pensei que a influência japonesa de guardar o arroz à temperatura ambiente, sendo aquecido apenas pelo calor das mãos enquanto se montam as peças, fosse aqui replicada, mas estava errado.
Já abriram alguns espaços de Poké em Lisboa, e em boa hora porque este é, para mim, um excelente prato para o Verão. Não podia, como é lógico, deixar de ir experimentar o espaço que abriu no Centro Comercial Oeiras Parque (irmão do já existente nas Amoreiras ou no Mercado do Bom Sucesso) e ver qual é o hype que se pode gerar à volta desta comida.
O espaço é igual a tantas outras lojas de fast food com ingredientes numa "montra", ainda que as cores e a temática puxem o lado surfista que há em nós, o que me parece bastante óbvio e fácil. Podemos optar por dois métodos de escolha. Ou vamos meio perdidos, olhamos para a ementa, que tem alguns pratos pré-definidos (e cuja descrição de ingredientes se encontra na parede à direita) e escolhemos um desses em tamanho Normal ou XL. Ou podemos começar por escolher a base (arroz, quinoa, alface), a proteína (atum, salmão, peixe branco ou polvo), uma mistura de mais de 10 ingredientes e um de 4 molhos diferentes (picante, tártaro, ceviche e um quarto que não me recordo mas penso que era soja). Sendo a primeira vez, fiz um mix de ambas. Sabia que queria experimentar o arroz (algo muito fácil de estragar), portanto olhei para as proteínas e gostei bastante do ar do salmão. Para facilitar o restante processo de escolha, optei pelo pré-concebido Poké de Salmão (com funcho, abacaxi e molho tártaro) em tamanho XL, que é terminado com coentros picados e um quarto de lima.



Os ingredientes são realmente bons. Bons e grandes cubos de salmão, algo que aprecio mais do que pequenos e evaporantes pedaços, numa dose simpática, onde o funcho dá um toque anisado engraçado (por não ser excessivo), o abacaxi traz doçura ao conjunto, a lima junta-lhe acidez e os coentros trazem-nos os sabores para casa. O molho tártaro, em nada relacionado com o molho tártaro que acompanha tradicionalmente filetes, peixes fritos ou carnes, tinha um sabor aproximado ao wasabi ainda que bastante ligeiro.
A base de arroz também é bastante simpática, com os bagos bem cozinhados, mas a faltar-lhes alguma goma para poderem ser comidos mais facilmente com os hashi. O arroz é servido à temperatura ambiente (um pouco à semelhança do que acontece no sushi), o que sinceramente me agradou nestes tempos mais quentes. Talvez no Inverno já faça mais sentido servir sobre arroz quente mas agora parece-me adequado a temperatura a que foi servido, tornando-se assim um prato bastante refrescante.
Tendo optado pela dose XL (e daí ter classificado o restaurante como < 20 €), não fiquei com fome, ainda que não tenha ficado cheio, mas senti-me satisfeito com o que comi. É uma refeição leve, saudável qb (pode ser mais, optando por outros ingredientes) e saborosa, mesmo com o preço acima da maior parte da oferta do restante food court, mas é algo que se percebe pelo conceito e tipo de ingredientes usados. Alguns pontos a melhorar, mas é mais uma óptima oferta para começar a diversificar e a melhorar as opções de quem quer jantar num centro comercial, principalmente durante o tempo quente.

Poké Bowls
CC Oeiras Parque, Piso 1
Oeiras, Portugal
Ceviche & Poké Bowls Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Foodspotting
Facebook
Preço Médio: < 20 €
Data da Visita: 23 de Julho 2017

Sem comentários :

Enviar um comentário