domingo, 30 de julho de 2017

Marginalíssimo (Paço de Arcos)

Sendo de Paço de Arcos, há muitos anos que ouço falar do Marginalíssimo e o seu fondue. Sempre proclamado como um sítio ideal para grupos poderem encher o bandulho com a especialidade da casa e beber à vontade, por um preço um pouco mais alto do que nos tradicionais jantares de grupo mas que compensaria porque "é fondue". A carne mais encontrada nos fondue é o lombo, por ser bastante macia ainda que perca no sabor (daí os molhos), o que torna impossível que um fondue possa ser barato devido ao preço por quilo do mesmo.
Situado na Avenida Marginal, em Paço de Arcos, é um restaurante meio escondido se não soubermos da sua existência pois confunde-se com as restantes habitações que ali existem, e com as limitações de estacionamento próximo que da localização advém. E o que se come no Marginalíssimo? Fondue e só fondue, ainda que possamos optar por Carne, Carne e Camarão ou Peixe. Isto sempre contemplando entradas (pão, tostas, paté de atum, azeitonas e manteiga de chouriço), o fondue à discrição e respectivos acompanhamentos (batata frita, salada, fruta e molhos), sobremesa (profiteroles), bebidas (sangria branca e tinta, vinho branco e tinto da casa, cervejas, refrigerantes e águas), também ela à discrição, e café. Ou seja, tendo em conta que o fondue mais caro são 25€/pax e inclui tudo isto, até considero o preço justo!



Fiz a reserva da mesa pelo The Fork mas, apesar de ter recebido o email e o SMS de confirmação da mesa, quando cheguei ao restaurante não tinham informação da minha reserva. Felizmente havia mesas disponíveis porque, caso contrário, poderia ter-se tornado numa situação bastante desagradável.
As entradas são simpáticas mas parecem estar lá claramente para encher o estômago dos comensais para que haja menos espaço para o prato principal (e aquele com maior food cost). O destaque é a manteiga de chouriço que sempre dá algum prazer ao comer.



O destaque do fondue não vai só para a carne. As batatas fritas que acompanham são muito boas, com a sua fritura perfeita, bem temperadas e muito (muito!!!!!) viciantes. A salada foi-me de tal forma desinteressante que não lhe toquei, mas a forma como é servida não ajuda a misturar tudo acabando algumas das coisas no prato por cair para a mesa, mas está lá para cumprir o propósito de ir cortando tanta gordura que estamos a ingerir. Melhor a fruta, servida com o mesmo propósito. Os molhos são bons mas não há nenhum que sobressaia.





A carne apresenta qualidade e chega bem temperada à mesa, nuns cubos grandes que permitem que se controle melhor a temperatura a que queremos que eles fiquem. Se fossem demasiado pequenos, cozinhariam depressa demais, por isso prefiro que se opte por um corte maior para que possa continuar a comer a carne mal passada! A única coisa que não inspirou muita confiança foi o fondue em si, com o pote (da 1ª foto deste texto) a estar tão periclitantemente equilibrado que tive sempre algum receio que caísse. Felizmente, isso não aconteceu e pude desfrutar da minha refeição com uma gula imensa.



Os profiteroles de sobremesa são perfeitamente banais e mal lhes toquei. Aconselho-vos a não deixarem espaço para os profiteroles e continuarem a encher a barriga de carne e batatas!
O serviço do Marginalíssimo não é fantástico, parecendo estar escondido demasiadas vezes ainda que seja simpático e prestável, levando a alguma logística de antecipar o que vamos querer para que possamos pedir assim que ponhamos a vista na pessoa (na noite em que fui só vi uma pessoa a atender às mesas).
Gostei da experiência do Marginalíssimo, e saí de lá satisfeito, com o único inconveniente de sair de lá a cheirar a fritos. Por muito que as janelas possam estar abertas, ter todas as mesas a consumir óleo acaba por criar um cheio que penetra em todas as nossas roupas. 

Marginalíssimo
Paço de Arcos, Portugal
Marginalíssimo Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 30 €
Data da Visita: 14 de Agosto 2016

Sem comentários :

Enviar um comentário