segunda-feira, 14 de agosto de 2017

O Ribeirinho (Guia)

O Algarve é sobejamente conhecido pelas suas praias, o seu peixe, o seu marisco e os milhões de turistas que todos os anos populam cada metro quadrado de areia como se fosse o último. Mas, há um prato que atravessa as fronteiras da regionalidade portuguesa e é o foco de todos os que se dirigem à população da Guia, em Albufeira. Falo claro do Franguinho à Guia, popularizado pelo famoso Ramires (aqui) mas que se espalhou pela área de Albufeira como as hamburguerias se espalharam por Lisboa nos últimos anos. 
A questão aqui foi a perda de qualidade que verifiquei no Ramires da última vez que lá fui, começando a ouvir falar de muitas outras opções válidas na zona da Guia. Há até quem jure a pés juntos que o Teodósio tem, e sempre teve, um franguinho melhor do que o Ramires. Mas esse tira-teimas terei que deixar para outras núpcias.
Fomos então experimentar O Ribeirinho, na Estrada Nacional 125, onde a especialidade (e aquilo que vemos sair para todas as mesas) é esta pequena ave. O serviço é feito a uma velocidade quase estonteante (ainda que o restaurante esteja bem composto) e em pouco tempo chega a nossa vez de experimentar o afamado bicho.


Que em nada fica a dever à casa original, e baseando-me só na última visita que fiz ao Ramires arrisco-me a dizer que supera, seja na confecção do frango, no molho utilizado, na forma como o sabor da pele estaladiça nos preenche a boca ou até nos simples acompanhamentos que se apresentam bem executados.
Simples, bom e rápido... tudo o que queremos numa refeição de Franguinho à Guia!

O Ribeirinho
Guia, Portugal
Preço Médio: < 20 €
Data da Visita: 11 de Julho 2016

Sem comentários :

Enviar um comentário