quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Pizza Mobile (Ericeira)

A Ericeira é rica em produtos marítimos, ou não viesse o seu próprio nome de um, e existe uma quantidade imensurável de restaurantes que o apregoam. Mas a oferta gastronómica na Ericeira não é, felizmente, unicamente dedicada a este tipo de produtos como, por exemplo, o fantástico Tik Tapas (aqui), um restaurante de petiscos óptimo e que toda a gente deve visitar! 
Existe também um nome que vem regularmente à baila, principalmente no que se refere ao campeonato das pizzas. Não conheço bem a história do Pizza Mobile, mas tenho ideia que terá começado como um negócio de street food, tendo-se depois expandido para a actual localização, uma vivenda com uma vista fantástica sobre a Praia de São Lourenço, onde podemos descontrair ao final de tarde enquanto observamos um pôr do sol apaixonante.
O serviço é jovem e mais ou menos desenrascado, ainda que passe demasiado tempo com os olhos no chão, em vez de levantar a cabeça para a sala. E o espaço... nem sei! Estava estarrecido com a vista e não quis ver mais nada. Isto bastante bem acompanhado por uma Mean Sardine Zagaia, uma cerveja artesanal nascida na Ericeira.


As coisas nem começaram muito bem. Pedimos uma Focaccia que de focaccia nada tinha. Alguma mea culpa ao não ter lido na descrição "massa de pizza". Porque uma focaccia não é massa de pizza! Logo, assumi que estávamos todos em linha nos mesmos termos gastronómicos italianos e não nos tínhamos posto a inventar e a roubar a ideia mental que as pessoas têm de um prato. Percebo interpretações, desconstruções e reinvenções. Mas não era o caso, era só mesmo ilusão de focaccia. Os restantes ingredientes (rúcula, cogumelos, queijo azul, queijo edam e nozes) deram um ligeiro ar de sua graça mas não consigo perceber a sua parca utilização principalmente porque a base continuou muito seca. Havia ainda um bocado de tomate no meio da massa de pizza que criou alguns esgares de gozo. Chamar a isto focaccia é só tentar enganar os mais distraídos e, desta vez, com sucesso!


Os "apontamentos" no meio do prato devem ser prática comum, já que as pizzas também apresentavam um ridículo pormenor de rúcula localizado no centro das pizzas. Não acrescenta nada logo, não deveria estar presente! Felizmente as pizzas são boas. Muito boas! Excelente base, saborosa e cozinhada o suficiente para permitir que se coma à mão e com o seu rebordo estaladiço. Pode-se pedir em 3 tamanhos (Mini para quem come pouco, Large para uma pessoa que coma bem ou duas que comam pouco ou XL para duas pessoas que comam bem) e ainda há a hipótese de pedir 2 metades diferentes para a mesma pizza XL, o que é óptimo pois dá para experimentar mais variedades da ementa. Apesar de que a ementa não parece extremamente diversificada, com uma escolha algo limitada no que se refere aos ingredientes. Acabamos por olhar várias vezes para a ementa e ficar com a sensação que algumas pizzas parecem repetidas.
Optámos por uma XL metade Chourição (queijo, tomate, oregãos, chourição, cebola, alho e alcaparras), metade Fiambre (queijo, tomate, oregãos, fiambre, cebola e pimentos) e outra XL metade 4 Queijos (tomate, oregãos, queijo azul, queijo feta, queijo mascarpone e queijo edam), metade Presunto (queijo, tomate, oregãos, queijo mascarpone e presunto).
Combinações simples mas com ingredientes decentes e utilizados sem contenção. Não são ingredientes de excelência mas tudo ali encaixa bem. O sítio, a vista, a boa base e o rácio base/ingredientes. E os preços são justos!

Chourição / Fiambre
4 Queijos / Presunto
Com a sobremesa, apercebi-me que a especialidade aqui são mesmo as pizzas! Se a entrada não tinha deslumbrado, também a saída não convenceu com um Apple Crumble fraquinho. Base e rebordo excessivamente grosso e cozinhados, revelando uma dose de recheio de maçã demasiado fina ainda que simpática. O crumble em si também não ajudou, apresentando-se demasiado enfarinhado e sem ser muito estaladiço. Se as proporções estivessem mais ajustadas até poderia ser uma sobremesa decente mas a concretização não foi boa.


Para quem está na zona da Ericeira e quer comer uma pizza (ou até ir buscar, pois existe serviço de Take-Away) é uma excelente opção. A qualidade das pizzas convenceu-me a querer regressar e a recomendar, mesmo que o resto não acompanhasse.

Pizza Mobile
Ericeira, Portugal
Pizza Mobile Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 20 €
Data da Visita: 10 de Agosto 2016

Sem comentários :

Enviar um comentário