segunda-feira, 20 de março de 2017

Jesus é Goês (Av. da Liberdade)

Por muitos confundida e "a mesma coisa", a comida indiana e a comida goesa têm bastantes diferenças. E essa é a primeira coisa que devem fixar se querem realmente experimentar o Jesus é Goês. Aqui não vão encontrar Tikkas Masalas, Naan ou algo do género. Aqui come-se comida goesa, das receitas que Jesus aprendeu ao longo da sua vida, e a que se mantém fiel. E é uma viagem fantástica, onde somos levados a bom porto por meio de pratos condimentados, picantes, uns tradicionais e outros verdadeiramente surpreendentes.
Fui com alguns colegas, sendo que um deles conhece o próprio Jesus, e deixámos ao critério dele que escolhesse o que nós íamos experimentar sem restrições ou amarras, ainda que devidamente preparados para que a comida fosse picante. Relativamente a este aspecto, achei que todos os pratos tinham um equilíbrio genial sem nunca se tornar excessivamente picante.
Para abrir as hostilidades e irmos preparando o palato, uma espécie de "snack", com umas finas fatias de Manga verde com rodelas de malagueta verde.


Excelentes os Boges (também chamados Bhaji) com Chutney de Coentros, Boa fritura, leves e saborosos por dentro com a óptima combinação entre a cebola e a farinha de grão.


Diz-se que no Jesus se comem as melhores chamuças de Lisboa... Não sei se serão as melhores mas são realmente extraordinárias, tanto as de Camarão como as de Carne.

Chamuça de Camarão
Chamuça de Carne
Os sabores de Jesus podem parecer simples mas revelam-se complexos como no Bhajipuri, onde uma simples salada de batata faz um leve bhaji brilhar.


Toda a ementa é bastante apelativa mas a primeira vez que olhei para ela pensei "O que raio está um hamburguer aqui a fazer?". Ainda por cima nas entradas? Seria o último item que teria curiosidade em experimentar... Curiosamente foi a melhor coisa que comi a noite toda. Foi o prato mais surpreendente que Jesus me serviu e a explosão de sabores na boca é um verdadeiro estalo de perfeição.


Assim acabaram as entradas e começou o banquete de pratos principais, todos eles excelentes, bem condimentados, com múltiplos níveis sensoriais que nos vão enchendo o palato mas sem cansar.
Boas texturas, excelentes ingredientes e um molho apurado no Caril de Camarão com Quiabos.


Excelente também o Aad Mass, (ou Ard Mass ou Hadd Mass ou Aad Maas... não consegui encontrar muitas referências sobre este prato cuja foto ficou tão mal que não vou sequer meter aqui) e fantástico o Xacuti de Javali, algo que costuma ser feito com Cabrito, mas que Jesus andava a experimentar com esta nova proteína.


Ok, visualmente realmente não são pratos atractivos, devido à sua tendência monocromática e aspecto quase indistinguível uns dos outros mas a verdade é que os sabores são bastante distintos e todos eles excelentes! O Sarapatel é o exemplo perfeito de um prato que nada tem de atraente mas cujo aroma e sabor deixa qualquer um KO.


Os pratos de carne são bastante "fortes" e vão atingindo a nossa boca em vagas poderosas. Já o Ambot-tic de Cação é um prato que começa mais delicado e vai crescendo.


Terminámos a refeição com uma Bebinca muito boa e que ajudou a fazer o cool down dos pratos principais.


E um dos ex libris da casa, a Chamuça de Tâmara com Gelado de Gengibre e Cardamomo, que não desiludiu e mostrou que nesta casa se comem das melhores chamuças da cidade, seja em versão salgada ou doce.


Excelente toda a refeição de princípio a fim, onde a qualidade surpreendeu e ultrapassou toda e qualquer expectativa.

Jesus é Goês
Lisboa, Portugal
Jesus é Goês Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 30 €
Data da Visita: 13 de Outubro 2016

Sem comentários :

Enviar um comentário