domingo, 26 de março de 2017

O Tasco (Alcabideche) vs O Segredo (Cascais) - Battle of the Picanha

Estão a surgir alguns espaços (ok, alguns neste caso são 2) muito interessantes unicamente focados em servir finas fatias de picanha à discrição. O único problema é que não existe praticamente qualquer diferença na oferta de um para outro.
De um lado temos O Tasco, originalmente em Alcabideche e cujo sucesso foi tal que lhes permitiu abrir um segundo espaço em Carnaxide. Do outro lado temos O Segredo, com um espaço mais próximo do centro de Cascais e que replica a ementa d'O Tasco em muitas coisas (não só na picanha!). Honestamente, não sei qual surgiu primeiro, mas já ouço falar d'O Tasco de Alcabideche há 2 ou 3 anos e apenas o ano passado comecei a ouvir falar d'O Segredo.
Comecemos pelos pontos em comum... a ementa! O ex libris da casa é a picanha cortada numa fiambreira, servida num ponto a pedido, com acompanhamentos que (espante-se) são iguais nos dois sítios. Arroz Branco, Feijão Preto, Batata Assada, Salada Algarvia. Na ementa há também um destaque para bifes, e também a oferta aqui é demasiado semelhante.
Para começar a falar das diferenças, comecemos também com o foco na ementa e aqui O Segredo está em vantagem ao praticar preços mais baixos. Preços esses que há 1 ano atrás também eram praticados pelo Tasco mas que actualizou e aumentou os preços recentemente.
Também no serviço O Segredo é melhor. No Tasco tive uma experiência num almoço semanal, sem grande movimento e senti alguma distância entre o cliente e o empregado. No Segredo, num jantar de sábado com a casa a abarrotar de gente, o serviço está sempre atento e a antecipar as nossas necessidades.


O Segredo
E a comida? Muito, muito semelhante! Nos acompanhamentos, muito complicado diferenciar e perceber qual o melhor pois ambos são muito bons. Aquela batata assada, seja em qual sítio for... é qualquer coisa!


O Tasco
A carne é servida na temperatura pedida, ou seja, no meu caso é mal passada! Pode impressionar algumas pessoas pois com fatias tão finas o mal passado é literalmente apenas a carne aquecida mas para essas pessoas peçam médio que ficarão satisfeitas. A diferença na carne está unicamente na utilização de pedras de sal para temperar a carne e aqui ganha O Tasco.


O Tasco
No campo das sobremesas, experimentei um bom Cheesecake de Doce de Leite n'O Tasco e um decente Pudim de Maracujá n'O Segredo, mas aqui não há vencedores porque depende do gosto de cada um...


O Tasco
Sempre achei que é impossível não haver comparações entre restaurantes na restauração. Os melhores grelhados, o melhor sushi, o melhor peixe, o melhor vegetariano. E neste caso estamos perante 2 óptimos sítios para comer picanha à discrição. Pela carne, gostei mais d'O Tasco, mas a carne é facilmente emendável. Pelo serviço, esse ponto fulcral que não se ensina do dia para a noite, é mais pessoal e mais atento n'O Segredo. A voltar, quando voltar, se voltar, não vos digo onde irei... é segredo!

O Tasco
Rua 5 de Outubro, 41A
Carnaxide, Portugal
O Tasco Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Foodspotting
Facebook
Preço Médio: < 20 €
Data da Visita: 16 de Maio 2016

O Segredo
Cascais, Portugal
O Segredo Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 20 €
Data da Visita: 5 de Março 2017

1 comentário :

  1. Concordo, já para não mencionar a sangria que é divinal! Pessoalmente prefiro o Tasco, porque fui lá recentemente e a antecipação e atenção ao cliente foi mais eficaz, e a sangria sugeriram duas medidas 1 e 2lt enquanto que no Segredo só sugeriram 2lt.(desperdiçamos dinheiro na bebida). Mas se nao tiver mesa num, vou ao outro.

    ResponderEliminar