terça-feira, 28 de março de 2017

Pátio Antico (Paço de Arcos)

O Pátio Antico é um verdadeiro clássico em Paço de Arcos. Desde que me lembro que existe este encantador recanto, particularmente apelativo pela sua varanda privada, a servir boa comida italiana ainda que com preços acima da média.
Voltei lá há pouco tempo, quando o tempo melhorou e tivemos dias de 25º em Março, para aproveitar as primeiras noites de temperaturas amenas do ano. Pessoalmente, gosto bastante do ambiente daquela varanda. Acho até que nunca tive uma refeição no interior do Pátio Antico, mas também já não ia lá há alguns anos...
O couvert é simpático, sem ser fantástico, muito devido ao pão de qualidade mediana. Mas colocaram também na mesa uma Burratina, outro nome para Burrata, de excelente qualidade e bastante bem temperada.



Ok, não foi só pela varanda que voltei ao Pátio Antico. A verdade é que estava com saudades da fantástica Minestra al Pomodore, ou Sopa de Tomate. Gosto da minha sopa de tomate bastante ácida e aqui tenho os sabores que adoro, com a acidez do tomate a puxar pelas nossas papilas gustativas enquanto cortamos ligeiramente com a cremosidade e riqueza da gema do ovo escalfado.



Outro prato para mim clássico neste restaurante são os Ravioli Ricotta e Spinaci, com uma massa caseira de óptima espessura e perfeitamente cozinhada, com um interior cremoso e equilibrado. Este prato pode ser servido com um molho de manteiga ou com um molho de tomate. Apesar da anterior sopa de tomate, optei por seguir neste rumo comum, e apesar de ter perdido a oportunidade de experimentar o molho de manteiga, o tomate aqui conjuga bastante bem com a doçura da ricotta e o salgado do parmesão ralado por cima.



Acho que nunca aqui tinha experimentado as pizzas mas a Pizza Napoletana (Bacon, Cogumelos, Mozzarella, Tomate, Oregãos) revelou-se uma surpreendente e positiva surpresa. Ainda que não haja muitas opções, sendo este um restaurante italiano com uma ementa mais abrangente nos seus pratos que as típicas pizzarias, excelentes ingredientes, servidos em dose generosa, suportados numa base simpática mas que poderia ser melhor.



Mesmo que já bastante cheio, tendo sobrado até meia pizza, não consegui fugir a comer um dos melhores Tiramisù de Lisboa. Excelente textura, excelentes sabores e bastante equilibrados com a amargura da mistura de café e do vinho Marsala a balancearem-se na perfeição com a doçura natural do mascarpone.



Não é uma refeição italiana barata. Todos os preços (excepto talvez o da Burratina) estão acima da maior parte dos espaços que encontramos em Lisboa e, mesmo com a excelente qualidade da comida, no final parece não se justificar sem ser por aquela fantástica varanda. Ainda assim, um restaurante bastante recomendável para uma refeição mais intimista numa boa noite de Primavera ou Verão.

Pátio Antico
Paço de Arcos, Portugal
Pátio Antico Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 30 €
Data da Visita: 10 de Março 2017

Sem comentários :

Enviar um comentário