domingo, 18 de março de 2018

Portugandhi (Porto)

Sou do tipo de pessoa que gosta de conhecer a gastronomia regional dos locais que visito. Acho que é das coisas mais autênticas que uma região pode ter. Mais do que monumentos, mais do que jardins ou museus. A gastronomia diz-nos muito sobre a cultura da região que representa. E porque estou eu a dissertar sobre esta importância? Para concluir que, ainda que ache que as primeiras incursões gastronómicas numa nova cidade, vila ou povoação devem tentar encontrar o que aí está enraizado, não devemos nunca excluir restaurantes que representem culturas diferentes da que visitamos. Nunca fechar os horizontes...
Andava com apetites de comida indiana. Andava afastado dela há algum tempo, não por querer mas por falta de oportunidade. As raras vezes que vinha a Lisboa não surgia a visita a um indiano e no Porto procurava locais que fossem autênticos, práticos ou diferentes. Mas, de vez em quando, lá bate a vontade e aproveitei-a para ir conhecer o Portugandhi, muito próximo da estação de metro do Marquês.
Iniciámos a refeição com um bom Cheese Chilli Naan, com um nível satisfatório de picante mas onde parecia faltar um pouco mais de sal à massa. Tradicionalmente, este tipo de pão é usado como acompanhamento da refeição, mas serve também perfeitamente como entrada. Gosto mais de usar arroz para acolher os abundantes molhos dos pratos principais do que os naan.


Excelente Murgh Jalfrezi, com os fortes sabores da cebola, pimentos e tomate a envolverem perfeitamente os pedaços de frango. Existia ainda uma pungência crescente que trazia o prato para um nível muito bom.


Bom também o Chicken Tikka Masala, um prato de sabores muito mais suaves do que o anterior mas bastante equilibrado. O frango a apresentar-se ainda suculento, prova de que não foi cozinhado excessivamente, e o adocicado molho a revelar-se guloso (tal como o anterior).


Acompanhámos os pratos com Lemon Rice, uma receita de arroz típica do sul da Índia, que acompanha perfeitamente tanto os sabores mais intensos do jalfrezi como do tikka masala, devido ao seu toque a limão. As doses das proteínas não são más (também não são gigantes), mas achei as doses do arroz algo pequenas. É algo que queremos em abundância para envolver nos molhos existentes e, para que duas pessoas o pudessem fazer à vontade, tivemos que pedir uma 2ª dose.


Decidiu-se saltar a sobremesa, pois não estávamos para aí virados, terminando assim a refeição. Fiquei positivamente surpreendido por este restaurante. O nome pode parecer estranho mas apresenta na carta alguns pratos de fusão. Pode ser que numa próxima ocasião decida experimentar um deles.

Portugandhi
Porto, Portugal
Portugandhi Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 20 €
Data da Visita: 11 de Outubro 2017

Sem comentários :

Enviar um comentário