quarta-feira, 28 de março de 2018

Quanjude (Parque das Nações)

Lembram-se da ideia que tinham de restaurantes chineses enquanto cresciam? O barato, familiar, duvidosamente higiénico restaurante que tinha a sua decoração igual a 1000 outros e onde a comida nos satisfazia o estômago e o palato, muito pelo uso excessivo de MSG (Glutamato Monossódico)?
Eles ainda existem por aí, ainda que muitos tenham encerrado quando a ASAE decidiu meter em pratos limpos... bem, todos os que não o tinham! Este factor desencadeou um lento, mas existente crescimento no que à gastronomia chinesa dizia respeito, principalmente no que às regiões de Cantão e Sichuan diz respeito.
Isto passou-se já há uns anos mas continuam a abrir restaurantes bastante decentes que tentam mostrar a verdadeira cozinha chinesa, e não aquelas versões ocidentalizadas que conhecemos e adorámos durante a juventude, como é o caso do Quanjude, o primeiro na Europa de uma larga cadeia de restaurantes, que proclama ter o melhor Pato à Pequim... da China! É colocar as expectativas bastante altas.
Mas já lá vamos, porque, como em qualquer refeição "típica" num restaurante chinês, abrimos as hostilidades com uns Crepes Chineses... de Pato, pois claro! Bem fritos, exterior estaladiço, mas o interior carecia de maior quantidade de recheio, sabendo a pouco (e não a pato).



Bem melhores os Bolinhos de Camarão Fritos, uma estaladiça e enigmática bola de farrapos com um recheio de camarão e algum tipo de maionese cremosa que traz gulodice a cada dentada.



Chega à mesa a estrela do restaurante! Há muito tempo que não via um restaurante cuja publicidade focasse tanto num só prato, portanto é bom que seja o melhor Pato à Pequim que já alguma vez experimentaram, certo? Infelizmente, não é. O que me faz duvidar também da publicidade enganosa de que é o melhor da China. O melhor que já experimentei foi no Yum Cha Garden (aqui - agora denominado Macau Dim Sum). Mas o que faltou a este para estar a este nível? Suculência na carne e crocância na pele.



Com a especialidade da casa podemos ainda pedir um segundo prato, a Canja de Pato ou o Pato com Pimenta Preta, recaindo a escolha sobre este último. Carne excessivamente frita, perdendo suculência (uma vez mais) mas com óptimos sabores. Os pedaços são cortados de forma tão abrutada que trazem no meio muitos dos ossos do pato, acabando por se tornar algo incómodo.



Terminámos a componente salgada da refeição (por uma questão de ordem de coisas que chegaram à mesa ainda que tivéssemos preferido que tivesse chegado antes do pato) com Dim Sum. Sim, não é típico da província de Sichuan, sendo uma denominação generalista para este tipo de prato mas era assim que estava descrito na ementa. Tal como não havia grande descrição sobre o mesmo, a verdade é que nem na memória deixou grande impacto.



Não tenho uma grande ideia no que se refere a doçaria chinesa em Portugal. Pode ser que no país de origem seja diferente mas o que cá chega nunca me convenceu muito (nem as bananas fa si ou os gelados fritos). O que aconteceu também com o Granizado de Manga que experimentei. Sim, é leve, doce e refrescante mas está longe de espantar.



Um espaço simpático, com uma ementa grande demais (cerca de 90 páginas) e sem receio de mostrar itens que podem parecer menos apelativos. Mas não há nada como arriscar e experimentar! Que não seja pelo Pato à Pequim (que se for o melhor da China, me deixa algo desiludido) mas pela vontade que uma ementa destas nos dá de sair da zona de conforto e provar coisas novas.

Quanjude
Rua Pólo Norte, 1.06 2.1B
Lisboa, Portugal
Quanjude Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Foodspotting
Facebook
Instagram
Preço Médio: < 30 €
Data da Visita: 20 de Outubro 2017

Sem comentários :

Enviar um comentário