quarta-feira, 17 de maio de 2017

Akla (Marquês de Pombal)

Graças a um convite da Zomato, tive a oportunidade de ir conhecer o restaurante Akla, localizado no hotel InterContinental Lisbon. Já tinha ouvido falar deste espaço noutros blogs, e tinha ficado com o mesmo referenciado mas, como em muitos outros restaurantes, a oportunidade de o conhecer ainda não tinha surgido. E para os muitos que possam estar a ler este texto com a ideia de que os restaurantes de hotel são todos um tourist trap gigante, este é um daqueles capaz de vos fazer mudar de ideias. Sim, a verdade é que ainda existe muito esta ideia em Portugal, principalmente em Lisboa, mas está na altura de mudar esta mentalidade, pois cada vez são mais comuns os bons restaurantes que encontramos localizados em hóteis lisboetas.
Em meados de 2016, o InterContinental Lisbon chamou Eddy Melo, chef açoriano que passou grande parte da sua vida no Canadá, para liderar a cozinha do seu novo restaurante Akla (ou أَكْلة em árabe, traduzindo-se para "refeição" ou "comida"). Isto traduziu-se numa cozinha bastante internacional, com influências de todo o mundo, mas com algum foco em fazer chegar à mesa bons produtos portugueses (e não só), seja nas ostras da Ria Formosa, o atum de São Miguel ou no tomate do Ribatejo.
Uma das vantagens de jantar num hotel em Lisboa, é a forte probabilidade de o restaurante não estar cheio e conseguirmos ter um serviço mais atencioso e presente. No dia da visita, uma sala a meio gás, onde nós éramos os únicos portugueses, o serviço esteve realmente bastante presente (talvez até um pouco demais) mas sempre prestável, simpático e preocupado com o decorrer da refeição. O único aspecto que não gostei muito na sala foi a distância entre o assento circular (aparentemente fixo) onde estava sentado e a mesa, fazendo com que tivesse de me chegar muito à frente para conseguir comer. Claro que isto pode ser derivado da minha baixa estatura mas ainda assim parece-me um local mais confortável para beber algo e pôr a conversa em dia do que fazer uma refeição.
Bebidas essas que estiveram presentes na refeição em forma de cocktails. Por feliz acaso, esta visita decorreu durante a Lisbon Cocktail Week, e conseguimos provar dois dos cocktails preparados especialmente para o evento.

Mish Mash (Fever Tree Ginger Beer, Lima, Limão, Laranja, Manjericão, Xarope de Açúcar, Sumo de Maçã)
Le Bataclan (Jinzu Gin, Licor de Ervas, Colis de Frutos Vermelhos, Sumo de Limão, Xarope de Açúcar, Clara de Ovo, Champanhe)
A refeição iniciou-se com um Couvert excelente, composto por 4 óptimos pães (que me pareceram: Pão de Cebola, Pão Tigre, Focaccia de Azeitona e um Pão mais escuro que não consegui identificar do que era) e um excelente azeite Herdade do Esporão. Os pães foram realmente um início de refeição auspicioso, pela sua qualidade e diversidade, tornando-se de tal forma viciante que penso que seríamos capazes de fazer uma refeição inteira só disto. Como se não bastasse o quão bom eram, ainda nos substituíram o cesto com uma nova fornada ainda antes de chegarem as entradas.


O couvert neste dia incluía um amuse bouche bastante agradável, com uma Salada de Quinoa com Salmão Fumado. Bastante simples e equilibrado.


Nas entradas, e com muitas e apelativas opções por experimentar, optámos por seguir o nosso instinto pedindo um excelente Tártaro de Vazia, Ovos de Codorniz, Cebola Caramelizada e Maionese de Anchovas do Atlântico. Tudo ligava bastante bem, e a apresentação era irrepreensível, mas aquela maionese fazia toda a diferença no prato e elevava-o para um nível quase excêntrico!


A matéria prima do Akla é de facto fantástica, como se pôde comprovar no Ceviche de Atum de São Miguel com Molho Tigre, Abacate e Agulhas do Mar. Somos de facto o país com o melhor peixe do mundo e ao apanhar atum desta soberba qualidade aqui só me fez questionar o porquê de muitos restaurantes de sushi servirem atum de tão baixa qualidade. Excelente toda a preparação, ainda que o leche de tigre estivesse muito mais suave do que é habitual nas preparações peruanas, mas acaba por encaixar bem no atum. Excelente adição também do pimento, algo que também foge à preparação tradicional peruana mas que encaixa bem no palato português.


Sabores claramente portugueses foi o que encontrámos no Risotto de Grelos, Camarão Grelhado e Burrata DOP. Excelentes os grelos, a brilharem acima de tudo o resto, com um arroz bem cozido e os camarões saborosos a ajudarem o conjunto. O único elemento que parecia estar eclipsado era a burrata, que acabava por não se conseguir destacar o suficiente contra os sabores mais fortes dos grelos e do camarão.





Não podíamos visitar o Akla sem experimentar uma das suas carnes maturadas, cozinhadas no Josper, um forno a carvão que permite dar as propriedades fumadas duma típica grelha a carvão, mas também cozinhar de forma uniforme como num forno convencional. Excelente o Entrecôte Maturado, ainda que visualmente o tipo de corte mais parecesse vazia do que entrecôte (devido à camada de gordura localizada numa das extremidades), mas não percebo o suficiente sobre cortes de carne para ter a certeza disto. Portanto, resta-me comentar o excelente sabor que a carne tinha e o ponto perfeito em que vinha cozinhado, mal necessitando do uso da flor de sal que vem na tábua. Realmente fantástico!




O acompanhamento escolhido para acompanhar a carne é que não se mostrou à altura da proteína. A Abóbora Assada com Presunto fumado e Queijo Fresco estava demasiado unidimensional, o que é algo surpreendente quando um dos ingredientes é presunto!





Acabámos a refeição em grande estilo, com um excelente Mil-Folhas de Baunilha, Frutos Vermelhos e Sorbet de Morango, onde tudo apresentava uma execução impecável. Excelente a opção de frutos vermelhos e sorvete de morango para ir cortando com a riqueza do creme de baunilha.





Com os cafés, umas boas mignardises, ainda que não conseguisse identificar nenhum sabor predominante em nenhuma delas.





Não é um sítio para ir todos os dias mas a verdade é que é uma excelente opção para se jantar fora e está ao nível dos melhores restaurantes de Lisboa, nesta gama de preços! 


Akla
Lisboa, Portugal
Akla Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 60 €
Data da Visita: 24 de Abril 2017

1 comentário :