segunda-feira, 15 de maio de 2017

Ferro Velho (Amora)

As idas à Margem Sul, de forma propositada para uma refeição, são raras, para não dizer inexistentes. Não é que não seja um sítio interessante, ainda que incomparável com a cidade de Lisboa e seus arredores, mas não é uma "margem" para descurar quando estamos a considerar ir comer fora.
Por ocasião de uma ida ao Freeport, ou algo semelhante (já não me recordo bem), decidiu-se fazer o desvio no regresso para ir a um restaurante na Amora, perto do Seixal, que tem como especialidade a Carvoada! Para todos os que acham ridícula a ideia de ir comer fora e cozinhar a sua própria comida, podem parar de ler aqui. Se não são fãs de bifes na pedra ou fondue, por exemplo, não acredito que este prato seja do vosso agrado.
Mas já lá vamos porque a refeição não foi directa para a Carvoada, ainda que não tenham existido grandes preliminares, pois estávamos todos a guardar-nos para o prato principal. Ainda assim, houve tempo e espaço para um bom couvert, composto por um cesto de pão, Pão Torrado e um excelente Queijo de ovelha.



Mas, afinal, o que é uma carvoada e o que tem de tão especial? Consiste num pequeno grelhador de mesa a carvão, onde podemos cozinhar a carne disponibilizada a nosso bel-prazer. É realmente notável como este tipo de pratos existem um pouco por todo o mundo, com o caso português (tradicional da zona de Porto Brandão) da carvoada, o suiço fondue, o hot pot chinês, o japonês shabu shabu, o barbecue coreano ou como uma das refeições que fiz na minha estadia em Istambul (falarei disso daqui a uns tempos). Basicamente, são pratos que assentam na necessidade humana do fogo e calor, reunindo família e amigos à volta da mesma fonte calor e de comida. Algo que é transversal a qualquer cultura, um pouco por todo o mundo! E isto é o que de tão especial pode existir numa carvoada. A maior interacção entre as pessoas da mesa, nem que seja no simples movimento de arranjar espaço no grelhador de pequenos pés (e ar instável) que servia como peça de centro da mesa. Porque, de resto, é carne grelhada (de boa qualidade) e bem temperada, grelhada a gosto! Não há muito que errar aqui principalmente quando os acompanhamentos são também eles decentes... 



Erraram realmente foi no Cheesecake, ao falharem completamente o ingrediente principal, o queijo, que aqui pareciam ser única e exclusivamente natas. O resto dos componentes até pode ser simpático mas quando me falham um cheesecake neste ponto fulcral então não há muita volta a dar.


Bem melhor o Leite Creme, principalmente no que a sabor dizia respeito, ainda que a caramelização superior pudesse ser um pouco mais intensa, mas cumpria os requisitos mínimos para dar textura à sobremesa!


O restaurante tem mais opções do que a Carvoada mas este parece ser o prato icónico do sítio. O problema aqui é o preço que é praticado pela carvoada, pois ainda que a carne seja boa não é de excelência!

Ferro Velho
Amora, Portugal
Ferro Velho Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 30 €
Data da Visita: 12 de Março 2016

Sem comentários :

Enviar um comentário