segunda-feira, 1 de maio de 2017

Varanda do Vale Formoso (Marvila)

Proclamo a época dos caracóis aberta!! Ok, já a proclamei há cerca de 3 semanas mas só agora tinha espaço na "agenda" para lançar este artigo. Depois de uma tarde de passeio no Parque das Nações, o objectivo era jantar nalgum local perto, eventualmente mais virado para o petisco. E isto parece ser um problema nesta zona, onde predominam hamburguerias, restaurantes de sushi e rodízios brasileiros. Procurávamos algo simples, algo português, algo bom e fomos encontrá-lo em Marvila, numa rua estratégica com 3 restaurantes interessantes no espaço de 100 metros.
Entre o Júlio dos Caracóis, a rebentar pelas costuras com gente e ainda com muita gente cá fora à espera, o Germano, com o pouco espaço também cheio, e o Varanda do Vale Formoso, um restaurante de 2 pisos com bastante gente sentada mas que não tinha ninguém à espera e cuja ementa despertou bastante curiosidade. A ementa é realmente apelativa mas é também extensa demais... Tanto que acabamos por perder um pouco o foco no meio de tanto prato! Pensam que estou a brincar?
A "Ementa do Dia" tinha 2 Sopas, 21 Pratos de Peixe, 15 Pratos de Carne.
As "Sugestões de Abril" eram 5 Pratos de Peixe e 5 Pratos de Carne.
As "Especialidades da Varanda" contavam com 4 Pratos de Bacalhau, 7 Pratos de Peixe e Marisco, 7 Pratos de Carne e 8 Bifes.
A ementa termina com "apenas" 40 Petiscos. Mesmo que considere que possa haver algumas repetições, não deixam de ser pratos a mais, acabando por dificultar mais a tarefa do que facilitar. Para não falar que podem sempre ser levantadas questões de espaço de armazenamento para tanta matéria-prima fresca e afins... Mas isso já são questões por onde não quero entrar, principalmente porque não tenho nada a apontar nesse aspecto.
Iniciámos a refeição com uns belíssimos Caracóis, de tempero acertado, bom tamanho e molho guloso. Pena que alguns dos nossos exemplares não estivessem bem limpos.



Chegou também um bom Pão Torrado e umas óptimas Manteigas e Azeitonas, numa espécie de couvert tardio.




Excelentes Amêijoas à Bulhão Pato com um molho muito saboroso! Excelentes bivalves, tanto no tamanho como no sabor, a servirem de concha perfeita para o apurado molho.



O único problema durante todo o jantar, e que foi prontamente resolvido pelo serviço, foi o Bacalhau Lascado em Cama de Grelos com Puré de Batata Doce. Um prato que apelou pela sua descrição, e que visualmente está um nível acima daquilo que esperava do restaurante, mas que desiludiu completamente quando chegou à mesa, pelo uso de canela no puré que abafava todo e qualquer dos restantes sabores. Quando provado individualmente, tanto o bacalhau como os grelos estavam bons, mas o facto do puré ser a camada intermédia e a mais "maleável", no que ao seu volume diz respeito, fez com que o sabor a canela invadisse todo o prato. Felizmente o serviço prontificou-se imediatamente a substituir o prato, dado o desagrado demonstrado. Aproveito para referir que todo o serviço aqui foi bastante competente e prestável.



Ainda na vertente petisco, um bom Choco Frito, não o mais macio que já experimentei mas ainda assim sem oferecer grande resistência aos dentes e dono de uma boa fritura.



Algo que me chamou à atenção no menu foi o Bitoque que, à semelhança do Bacalhau à Brás, aparece destacado numa secção como Vencedor do Melhor Bitoque de Lisboa em 2015, num concurso organizado pela Coca-Cola, votado pelo chef Alexandre Silva, do LOCO. Se o próprio Alexandre Silva dedica todo um momento à arte de molhar o pão no molho de bife (aqui), quem melhor do que ele para votar no melhor bitoque de Lisboa? Isto foi suficiente para me fazer pedir o bitoque! Excelente carne, ainda que pedida mal passada e apresentada média, bom ovo estrelado e um molho que pedia para ser limpo com pão! Os acompanhamentos é que não estavam ao mesmo nível com umas batatas fritas que poderiam sê-lo mais, um arroz branco sem grande encanto e um pouco de cenoura ralada...
Também o Bacalhau à Brás foi premiado como o melhor de Lisboa em 2016, no mesmo concurso, com o voto do chef Tiago Bonito (ex-Lisboeta e actualmente no estrelado Largo do Paço).



Foi a entrar nas sobremesas que a gula se sobrepôs ao bom senso, com 4 pessoas a pedirem 4 sobremesas. Bem, não foi só gula, foi também desconhecimento pois não tínhamos noção que todas as sobremesas fossem servidas em dose XL. É bastante possível que o nome das sobremesas esteja errado, pois não vi a ementa propriamente dita, apenas nos foi passada a informação por via oral.
Excelente o Queijo de Amêndoa Algarvio, com um recheio húmido e bem coberto por uma massapão excelente e sem estar excessivamente doce, o que é bastante comum acontecer.



Encharcada excelente, bastante húmida e óptima caramelização superior! Uma das características que mais apreciei, de forma transversal a todas as sobremesas, foi o excelente balanço dos ingredientes. Nenhuma das sobremesas era excessivamente doce!



Outro prato que surpreendeu e superou expectativas foi a Delícia de Chocolate, um guloso e pecaminoso bolo de chocolate negro que acompanha com um gelado de morango e está assente numa poça de doce de frutos vermelhos. Excelentes todos os componentes, principalmente aquele bolo!



Fantástico também uma Tarte de Fios de Ovos, com um exterior competentemente estaladiço e uns óptimos fios de ovos a fazerem de recheio.



Dada a vasta ementa, não cheguei a perceber bem em que segmento se encaixaria este restaurante. É uma Cervejaria? É uma Marisqueira? É uma Petisqueira? Comida Tradicional Portuguesa? Grelhados?
Tirando o bacalhau, tudo o resto estava a um nível muito bom, e o serviço deu rapidamente conta desse pequeno percalço, tornando este restaurante mais uma excelente referência numa zona que tem vindo a crescer e a tornar-se bastante interessante!

Varanda Vale Formoso
Marvila, Portugal
Varanda Vale Formoso Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 30 €
Data da Visita: 8 de Abril 2017

Sem comentários :

Enviar um comentário