terça-feira, 2 de maio de 2017

Amaterasu Páteo do Sushi (Algés)

Desde a sua abertura que o Amaterasu andava a causar em mim grande curiosidade. Uma vertente de marketing digital forte, aliada a alguns testemunhos de pessoas que lá foram, pareciam mostrar uma potencial nova referência de sushi na zona de Oeiras e arredores. Tudo isto provocou uma natural elevação nas expectativas. Seriam cumpridas? Afinal de contas, quantos restaurantes de sushi perdidos no meio de Algés estão cheios a uma 3ª feira à noite?
Tendo subscrito o serviço Zomato Gold (falei disso aqui), não escolhi este restaurante por ser parceiro Gold porque, como referi no artigo supracitado, é um serviço que não compensa em restaurantes de sushi nem eu tenho interesse em que este serviço restrinja o meu leque de opções. Neste caso, e até com uma pessoa do restaurante a tentar demover-me de usar o serviço, com o intuito de o poupar para uma refeição onde compensasse mais, tive direito a uma Sopa Miso de oferta, numa refeição para 5 adultos!
Antes de falar da comida em si, o espaço do Amaterasu é fantástico! Gosto bastante do aquário perto da entrada mas principalmente da decoração que ocupa a parede ao fundo da sala, por trás da área dos sushimen. 
Para abrir os apetites, o Couvert Amaterasu, chegando à mesa uns palitos de cenoura com maionese. Um couvert que já vi ser utilizado noutros restaurantes de sushi e que, não deslumbrando, não deixa de ser um decente entretém.



Quería começar a refeição a reconfortar o estômago e, para isso, não há melhor que uma boa Sopa Miso. Neste caso, uma Shimeji Shiro, um sopa miso com a adição de cogumelos shimeji, que se mostrou bastante desequilibrada, com um excesso de algum componente doce, tirando um pouco o efeito aconchegante que estas sopas costumam ter. De realçar o tamanho gigante das sopas, aliada ao sabor algo enjoativo das mesmas, sendo que das 3 sopas pedidas, 2 não foram sequer terminadas.



O combinado Amaterasu II (de 48 peças) chega à mesa envolto numa nuvem de misticidade... mentira, é só um copo de shot com gelo seco! Apesar de ser um componente que nada traz de substancial ao prato, fica um apontamento visual engraçado (ainda que não seja inovador). 
O sushi em si esteve a um bom nível. Não fiquei deslumbrado mas toda a execução foi bastante decente, onde o arroz poderia estar um pouco menos cozido e mais avinagrado, e onde o peixe (salmão, atum e pampo) apresentava boa qualidade. A fusão está lá, sem ser excessiva, integrada de forma sensata e não retirando brilhantismo ao peixe.
Um pormenor ao qual já estou relativamente habituado é a pouca preocupação no número de peças num combinado face ao número de pessoas que o vão experimentar. Não tendo o serviço perguntado, deparámo-nos com um combinado de 48 peças, para 4 adultos, com muitas variedades a apenas apresentarem 3 peças.



Experimentou-se ainda o Combinado de Gunkans da casa, com 9 variedades diferentes das quais se destacam 3 pela positiva: uma espécie de brandade de bacalhau com folha de couve, outro de salmão e camarão com um bom molho sweet chilli e o de salmão com cebola frita.
Também bom o Gunkan com Ovo de Codorniz, mas ficando um pouco aquém daqueles que se podiam experimentar no Tamagoshi.
Pela negativa destacou-se um gunkan de algo que parecia atum braseado. Não agradou a ninguém na mesa, fosse na componente visual ou de textura, e deixando alguns esgares de desagrado no que ao sabor dizia respeito.



Especialmente devido ao tamanho dos gunkans, algo exagerado mas nada de muito grave, decidimos terminar a refeição por aqui, sem qualquer espaço para a sobremesa, mas satisfeitos com a qualidade do que tínhamos acabado de experimentar.
O sushi do Amaterasu é bom e bem executado mas não é perfeito. O grande atractivo acaba por ser a baixa relação qualidade-preço, face a ofertas da mesma gama de qualidade e na zona da Grande Lisboa.
P.S: O menu do Amaterasu sofreu alterações e houve um aumento algo significativo nos preços! Ainda assim, parece-me continuar com uma relação qualidade-preço interessante.

Amaterasu Páteo do Sushi
Algés, Portugal
Amaterasu Pateo do Sushi Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 30 €
Data da Visita: 11 de Abril 2017

Sem comentários :

Enviar um comentário