segunda-feira, 29 de maio de 2017

Saikō (Estoril)

O Tamagoshi Food Fusion, um dos melhores (senão mesmo o melhor!) sushi de fusão da Grande Lisboa fechou (e sobre o qual falei repetidas vezes aqui)! Mas, para aqueles que procuram bom sushi de fusão, não desesperem, pois a sua equipa mudou-se para um novo restaurante perto do Casino Estoril, o Saikō.
Algo do qual me tenho queixado recentemente, em posts sobre restaurantes de sushi com menu All You Can Eat, é a fraca diversidade e originalidade das peças apresentadas. Sim, a relação quantidade-preço pode ser superior mas quantidade não é tudo. Na forma como, cada vez mais, começo a olhar para restaurantes de sushi, principalmente tendo em conta as minhas últimas experiências, o meu nível de satisfação final fica sempre aquém do que esperava. Parece sempre que a potencialidade está lá mas que aquilo que apresentam é parco e pouco representativo deste potencial. Tudo porque o meu estômago predominava sobre o meu cérebro na hora de pedir.



Mas, tal como na altura da minha primeira visita ao Tamagoshi mudei os meus parâmetros de avaliação quanto a sushi de fusão, também após a minha visita ao Saikō fiquei convencido que é preferível optar por qualidade em vez de quantidade.
Ao entrar no restaurante é impossível as comparações com o espaço da Parede. Em vez de um restaurante minimalista e decoração algo desadequada, estamos perante uma ostentação de luxúria quase pecaminosa, havendo uma transição clara do nível de restaurante que ambiciona ser. Bastante branco, algum dourado, mas tudo com bom gosto e com vários bons pormenores. Apenas as laterais, junto às janelas, poderão ser algo desconfortáveis pois não nos conseguimos encostar.
O restaurante tem uma carta de chás bastante interessante e optámos por acompanhar toda a refeição com 2 exemplares diferentes, um frio (Morimoto Mizudashi) e um quente (Genmaicha). Destaque também para o fantástico atendimento. Se na Parede o atendimento era familiar e simpático, aqui manteve-se o alto nível de simpatia, perdeu-se alguma familiaridade mas continua bastante competente. O único ponto em que houve alguma confusão foi na utilização do Zomato Gold, onde pareciam não perceber bem o que a subscrição oferecia. Após uma pequena e rápida conversa tudo ficou esclarecido e, por uma limitação do sistema de facturação usado, acabei por beneficiar de um valor de oferta superior ao que seria suposto (pelo qual agradeço ao restaurante).



Iniciámos a refeição com excelente e aconchegante sopa Miso Shiro Especial. Um bom caldo mas o destaque vai para a inclusão de pequenos cubos de salmão que se desfazem, já no interior da boca, ao mínimo toque.



De seguida, um clássico (e dos meus favoritos) do Tamagoshi, o Gunkan Egg. Continua perfeita a combinação de salmão braseado, ovo de codorniz, cebolinho, tarê e tobiko! Também o arroz mantém o nível que já lhe reconhecia, como um dos melhores arrozes de sushi de Lisboa.



A ementa não é exactamente igual, mas a verdade é que parece uma evolução construtiva sobre o que já existia (e funcionava) no Tamagoshi. Estava desejoso de um bom sushi de fusão e não resisti a pedir o combinado Saikō VIP (40 peças), esperando que esta evolução construtiva fosse concretizada com excelência e, principalmente, com a fusão surpreendente a que estava habituado. Bem... como dizer isto? O combinado conseguiu superar as minhas expectativas! Tanto a execução como o nível de criatividade conseguiu surpreender-me pela positiva. E, com as expectativas com que ia, isto não foi fácil. Atenção, isto é um combinado de fusão, por isso esperem alguns molhos ou uso de fruta. Mas aqui, ao contrário de muitos outros sítios, fazem sentido e não se sobrepõe ao sabor do peixe.




Peixe esse que estava soberbo! De tal forma que, após terminarmos o combinado, tivemos que pedir um Sashimi Mix, composto por Salmão, Atum e Lírio. Tudo, mas tudo mesmo, impecável. Do melhor que se consegue encontrar na zona da Grande Lisboa e com um corte de sashimi grosso, como aprecio.



Sou um fã de gunkans. Têm uma excelente proporção entre arroz e peixe, normalmente combinado com algo que ajude estes componentes a brilhar. E foi exactamente isso que aconteceu nos gunkans que pedimos para finalizar a degustação de sushi.
Excelente tanto o Gunkan Shake Ikura, com a utilização de ovas de salmão (ikura), como o Gunkan Shitake Shake, com a utilização de pequenos pedaços de cogumelos shiitake





Para terminar a refeição em grande, um Cheesecake de Caramelo que era muito bom, mas não lhe chamaria exactamente um cheesecake. O creme sabia maioritariamente a iogurte, o que sendo até bastante bom, não o classificaria como esta clássica sobremesa italiana, tradicionalmente feito com ricotta ou mascarpone. Ainda assim, bom balanço de sabores, principalmente com o caramelo a não aparecer de forma exagerada.



Contas feitas no fim, a verdade é que toda a experiência superou as já altas expectativas! Fantástica a comida, conseguindo surpreender-nos mesmo quando pensávamos que já conhecíamos o que poderiam fazer, O espaço e o serviço acompanharam esta evolução que, como é lógico, tem um custo, acabando os preços por reflectir isso mesmo.
Se já achava que o Tamagoshi estava num patamar acima da maior parte dos restaurantes de sushi de Lisboa, então o Saikō provou-me que é sempre possível fazer mais e melhor!

Saikō
Estoril, Portugal
Saikō Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 50 €
Data da Visita: 30 de Abril 2017

Sem comentários :

Enviar um comentário