terça-feira, 30 de maio de 2017

Petiscaria da Terra (Lumiar)

Sabia que a zona de Telheiras se estava a tornar um ponto de restauração muito interessante mas desconhecia do que o seu vizinho Lumiar fosse capaz, exceptuando o óbvio Volver de Carne Y Alma. Ok, estou a ser injusto! Tenho mais restaurantes no Lumiar na minha lista mas a verdade é que não reconhecia à zona capacidade para me surpreender. Mas enganei-me...
Procurava um lugar para almoçar. Algo que não fosse extremamente demorado, nem extremamente caro. Algo simples, reconfortante mas guloso. E a ementa que vimos, numa rápida pesquisa online, cativou-nos bastante por encaixar em tudo o que procurávamos. E, melhor ainda, não desiludiu!
O espaço interior é relativamente pequeno, facilmente enchendo durante o almoço mas, agora que o bom tempo se está a impor, existe também uma esplanada. Alguns apontamentos de decoração engraçados e uma visão aberta para a pequena cozinha, algo que para mim representa sempre um sinal de confiança dos responsáveis do estabelecimento ao não querer esconder nada do cliente final. O único senão foi o tempo algo longo pelo qual esperámos pela comida, numa fase em que o restaurante não estava ainda cheio. Como bónus, o restaurante é aderente Zomato Gold, ainda que não tenha sido por este motivo que lá me dirigi, e foi a primeira vez que a utilização do serviço foi simples e sem erros.
Abrimos hostilidades com uns bons Cogumelos Portobello gratinados, onde o único apontamento negativo que posso fazer é ao nome dado ao prato, pois a nível de sabor estavam impecáveis. Agora, chamar Portobello ao que nos foi servido já pode ser algo incorrecto, dedução feita ao tamanho dos pedaços. Um cogumelo da espécie Agaricus Bospirus é denominado Portobello quando atinge um nível de maturidade alto, podendo atingir um tamanho entre 5 e 10 cm de diâmetro e apresentando uma cor acastanhada. Quando "jovens" os agaricus bospirus podem ter 2 cores que costumamos reconhecer por outros nomes, branca (cogumelos Paris) e castanha (cogumelos Marrom), ainda que façam todos parte da mesma espécie. É uma questão de nomenclatura... nada de grave.


Quem acompanha o blog há algum tempo pode já ter percebido o meu confesso amor a Croquetes. Seja de que forma for é o meu manjar favorito e um pedido incontornável quando os vejo numa ementa! Aqui são servidos uns bons exemplares de pato, extremamente bem fritos, mas onde lhes faltava uma pontinha de sal. Acompanhava com uma compota de laranja que dispensei pois não estava a ajudar o sabor do pato a crescer, acabando por o ocultar e tornar o conjunto pouco equilibrado (para o lado do doce). Sei que pato e laranja é uma combinação clássica mas aqui não funcionou bem.


Excelente o Queijo de Cabra em massa folhada, em mais uma combinação clássica, com a junção da óptima marmelada a balancear-se perfeitamente com o sabor mais intenso do queijo. Elementos simples, bem executados e que funcionam tão bem em conjunto...


Terminámos a refeição a dividir um Croque Monsier, essa afamada sandes que influenciou a criação da invicta Francesinha. Bons ingredientes, numa interpretação muito própria, com o uso de presunto, queijo (que nos pareceu cheddar) e cogumelos, depois levados a gratinar com molho branco e mais queijo, até ter o aspecto delicioso que podem ver. Acompanhava com umas batatas fritas simpáticas mas pouco estaladiças (e chegaram à mesa já algo mornas).


Fica o feliz sentimento final, pela surpreendente positiva, de encontrar um espaço assim e do qual nunca tivesse ouvido falar. A comida não desiludiu e, mesmo não deslumbrando, saímos com um sorriso na cara deste verdadeiro achado.

Petiscaria da Terra
Rua Luís Pastor de Macedo, 4B
Lumiar, Portugal
Petiscaria da Terra Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Foodspotting
Facebook
Site
TheFork
Preço Médio: < 20 €
Data da Visita: 5 de Maio 2017

Sem comentários :

Enviar um comentário