quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Aripo (São Domingos de Benfica)

Apesar de ser um "marmiteiro, ou seja, tenho o hábito de levar o meu próprio almoço para o meu local de trabalho, nem sempre o tempo e paciência são suficientes para que isto aconteça. Nessas ocasiões, aproveito para experimentar locais que se possam perto e que tenha referenciados, tal como o Aripo.
Antes desta visita nunca tinha tido qualquer contacto com comida venezuelana mas já tinha a noção que as arepas são mais uma forma de street food (mas também de pequeno-almoço) que propriamente uma refeição que pudesse representar o que a totalidade do que a cozinha venezuelana é. Mas, estamos perante a primeira Areparia (se tivesse este nome de certeza que estaria muito mais na moda!) de Lisboa, portanto a curiosidade é natural. O restaurante, e respectivo balcão, tem um feeling de fast food, o que torna o ambiente algo frio apesar da decoração tentar puxar para tons mais quentes.
Para entreter enquanto as arepas não chegavam, fomos mordiscando uns óptimos Tostones, bastante bem fritos, e acompanhados com umas "gotas" de guasacaca (um molho à base de abacate). Teria sido preferível o molho vir à parte, para que se pudesse colocar a quantidade desejada, pois seria menos limitativo quanto à proporção tostone/molho que cada pessoa quisesse.


As arepas em si foram uma boa surpresa. Começando pelo aspecto comum, o pão de farinha de milho é estaladiço por fora e leve por dentro, devido à sua passagem pela chapa. Bom sabor, quase a fazer lembrar os cubos de milho frito servidos na Madeira, e a servir bem o propósito de receptáculo.
Já os recheios tinham algumas falhas que podem facilmente ser corrigidas, como o caso do frango da Arepa Convencida (Frango, Abacate, Alho, Maionese, Mostarda e Queijo Flamengo) que tinha o seu recheio a uma temperatura frigorífica, o que não é agradável. Gosto da adição do queijo mas preferia que o mesmo estivesse mais quente e derretido.


Na Arepa Colombiana (Carne de Vitela desfiada, Frango, Bacon e Cebola Caramelizada) já não se verificava o problema da temperatura pois a carne desfiada aparenta ser mantida num recipiente quente (ou passada numa chapa antes de servir). Combinação, para mim, mais saborosa que a anterior muito graças à carne de vitela desfiada mas, apesar de bem recheada de carne, o bacon poderia ser em maior quantidade.


Não podíamos deixar a nossa 1ª experiência venezuelana acabar sem ver o que a casa teria para oferecer nas sobremesas. O Quesillo é como um pudim de leite condensado, bastante leve e envolto num excelente caramelo.


Também experimentámos o Dulce de Lechoza (doce de papaia), que descobri tratar-se de uma sobremesa normalmente associada ao Natal (e estávamos a 21 de Dezembro portanto fez todo o sentido), que revelou um nível de açúcar comparável à fruta em calda. Bom mas, para mim, a ser demasiado doce.


Acompanhámos toda a refeição com Papelón con Limón, uma bebida à base de cana de açúcar, assemelhando-se quase a uma caipirinha sem álcool e com uma Cerveja Polar, também ela venezuelana.



Apreciei bastante a variedade representativa da cultura venezuelana, estando à espera de muito menos, principalmente no que às sobremesas diz respeito. Não nos podemos esquecer do contexto gastronómico em que as arepas se encontram, portanto não devemos estar à espera de que este restaurante consiga representar toda a cultura gastronómica da Venezuela. Mas a amostra que tive foi boa o suficiente para me fazer querer mais.

Aripo
Aripo Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 20 €

Sem comentários :

Enviar um comentário