sábado, 17 de dezembro de 2016

KOPPU (Príncipe Real)

A febre do Ramen chegou a Lisboa! Em muitas cidades do mundo já existem restaurantes dedicados a este prato japonês, mas Lisboa não tinha nenhum espaço unicamente dedicado a esta iguaria. Existem restaurantes que servem Ramen, como o Bonsai que o serve no 1º e 3º sábado de cada mês, mas não são exclusivamente focados nesta "sopa" japonesa que enche a curiosidade e o imaginário de muitos.
Eu era um dos muitos que ansiava pela chegada de um Ramen Bar (porque a ideia que tenho concebida de tradicionalismo japonês fez-me imaginar um sítio pequeno, ou até uma food truck, de decoração em madeira e com um balcão onde se servem taças gigantes de noodles cheias até cima de aromáticos caldos). Queria saber a que saberiam estes caldos ricos e até comparar com a minha experiência de phô (aqui).

O que eu imaginava num Ramen Bar
A realidade lisboeta mostrou-me que o espaço é realmente pequeno, sem grandes indícios de decoração (nada contra) excepto um giríssimo quadro numa das paredes. Ramen leva-me a pensar num serviço descontraído e mais pessoal, mas o serviço teve um foco mais formal ainda que de competência quase irrepreensível.
Acompanhei a refeição com uma cerveja Asahi, uma cerveja japonesa leve mas de um nível de gaseificação superior ao que estou habituado. Simpática mas sem chegar aos calcanhares da nossa cerveja.


Abrimos as hostilidades com um Ebi Tempura, de exterior crocante e interior bem cozinhado. Vinha acompanhado de um molho ponzu, de pouco interesse e onde esperava sabores mais cítricos, e uma óptima maionese japonesa.


Pediu-se também o Gwa Bao Chashu Porco (o nome chashu vem do chinês char siu), ou seja, uma barriga marinada e assada servida dentro de um típico pão japonês cozido a vapor. Muito bom o sabor da barriga e também de boa textura com a carne macia e o pão bastante suave, não se apresentando borrachoso.


Para começarmos a falar do ramen propriamente dito, é necessário perceber que existem diferentes tipos de caldos que se podem utilizar, e cada caldo pode ser dividido por diferentes classificações. Por exemplo, um Shoyu Chashu de Porco indica que é um caldo à base de porco, e shoyu indica que o tempero presente no caldo é à base de soja. Já um Shio Chashu de Galinha seria um caldo à base de galinha mas temperado com sal. O SeriousEats tem um óptimo artigo sobre os diferentes estilos de ramen!
Passando aos pratos principais, do mais apreciado para o menos, o Shoyu Ramen Chashu de Porco surpreendeu pela profundidade de sabor que o seu caldo transportava. Ainda que parecendo um pouco insípido à primeira prova, ouvimos um dos empregados explicar a outra mesa (e não à nossa) que os caldos vinham assim com o intuito de cada um poder ajeitá-lo à sua medida com a adição de molho de soja, ou seja, assim que adicionámos uma ligeira dose tudo se equilibrou e passou de um prato "bland" a um excelente prato. Únicas correcções que faria seria na carne, pois necessita de uma textura mais macia para se poder comer facilmente com os hashi, e no ovo que deveria apresentar uma gema mais líquida. De resto, bons sabores e bons ingredientes a conjugarem-se numa tigela reconfortante. Um prato capaz de despertar os cinco sentidos e para se sorver o caldo todo até ao fim.


Apesar do foco do restaurante ser o ramen, também servem algumas sobas, tigelas de massa de trigo, como esta Ebi Shitake Soba que sofria do mesmo mal de tempero inicial insuficiente. Enquanto massa, melhor esta soba que a utilizada nos ramen, mais saborosa e mais fina, contrastando em textura com a gelatinosidade dos cogumelos e em sabor com a acidez da alga wakame, por exemplo. Excelentes estavam os camarões salteados, com a frescura do gengibre a aromatizar todo o conjunto. Um bom prato mas que acaba por não deslumbrar tanto.


Menos conseguido foi o Shio Ramen Chashu de Galinha, com um caldo mais claro mas com um sabor a algo que parecia alho, excessivamente acentuado, acabando por se tornar dominante sobre tudo o resto. Neste caso, a carne de galinha usada bastante macia e fácil de comer, ao contrário do que acontecia com o porco, mas, como é natural, com menos sabor.


A carta de sobremesas do Koppu é muito interessante, ao juntar elementos nipónicos a sobremesas tradicionalmente ocidentais, como o fondant, o leite creme ou o cheesecake. O problema aqui foi que às 21 horas, num restaurante que abre somente ao jantar, o leite creme estava a acabar de fazer e o cheesecake estava ainda demasiado líquido. Não se percebe bem como mas, havendo muitas propostas tentadoras, a escolha recaiu numa óptima Mousse de Chocolate Branco e Crocante de Amendoim Wasabi, onde o estaladiço do amendoim contrasta com a cremosidade da mousse e a agressividade do wasabi com a doçura do chocolate branco. Muito bom e bastante equilibrado.


O Cheesecake com Limão Yuzu e Gengibre também a revelar-se uma óptima sobremesa no que aos sabores dizia respeito, mas falhando um pouco nas texturas apresentadas. A bolacha estava mole e o cheesecake precisava de mais tempo de refrigeração para solidificar melhor. No lado positivo, os sabores apresentados eram fantásticos, principalmente para quem, como eu, é um fã de sabores cítricos!


Um conceito que começa a aparecer na cidade, daí perceber que a inexperiência possa trazer algumas das falhas que aconteceram, mas o potencial do Koppu é enorme. O ramen acaba por ser um prato muito diferente do phô, tanto pelos ingredientes usados como pelo caldo em si, mas também ele muito bom.

KOPPU
Príncipe Real, Portugal
KOPPU - Ramen Concept Food Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 20 €

Sem comentários :

Enviar um comentário