sábado, 17 de dezembro de 2016

Churrasqueira Povoense (Venda do Pinheiro)

Lembro-me de que, quando comecei a minha lista de restaurantes por todo o país (que conta neste momento com perto de 1600 referências nacionais), dei com o nome da Churrasqueira Povoense, uma conhecida casa de grelhados para os lados da Venda do Pinheiro (o que para mim representa ser quase no meio de nenhures) cuja especialidade são umas Tirinhas de Porco Grelhadas. Mas a visita adiava-se, como acontece a muitos outros bons sítios, e só recentemente, quando de caminho para a Ericeira, decidi fazer o desvio e matar a curiosidade.
Depois de uma pequena espera, pois a casa estava para lá de cheia, sentámo-nos e uma simpática senhora vem-nos inquirir se é a nossa primeira visita e se precisamos de ver a lista. O sorriso fácil e o trato próximo mostram que estamos numa casa de bem servir e quando referimos que procuramos o afamado prato, sai a rápida (e correcta) sugestão que uma dose chegará para duas pessoas.
"E vão desejar pão e um queijinho, os meus queridos?". Há casas onde isto encaixa e onde me dá gosto falarem-me nestes termos carinhosos. Há casas onde isto faz sentido. E a Churrasqueira Povoense é uma dessas casas!
Veio para a mesa um bom Queijo Fresco, assim como um bom Paio, para nos entreter enquanto aguardávamos a estrela principal, e cumpriram o seu teatral papel bastante bem.



As Tirinhas de Porco Grelhadas fazem jus a tamanha fama e percebe-se a peregrinação de todas aquelas pessoas a uma terra tão remota como o Milharado, na Venda do Pinheiro. São tiras alongadas, a fazer lembrar os Lagartos de Porco, bem grelhadas e bem temperadas, bastante suculentas no seu interior e cheias de sabor.


Uma menção honrosa fantástica para a Salada Mista que aqui servem. Uma taça metálica à antiga onde tudo foi cuidadosamente misturado e onde os ingredientes eram surpreendentemente bons.


Uma casa descontraída, sem grandes pretensões que não a de servir boa comida e a preços muito justos. Um desvio que vale a pena fazer e uma casa que vale a pena conhecer.

Churrasqueira Povoense
Venda do Pinheiro, Portugal
Churrasqueira Povoense Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 20 €

Sem comentários :

Enviar um comentário