sábado, 17 de dezembro de 2016

Taverna D's Pereiras (Carcavelos)

A primeira coisa que me cativou a atenção, pela negativa, foi o nome. O uso do apóstrofo na contracção da palavra "dos" aqui não faz qualquer sentido. O uso do apóstrofo é comum para indicar a supressão de vogais em palavras compostas, algo que aqui não acontece. É despropositado e incorrecto mas isto é um restaurante e o que acaba por interessar mesmo é a comida, certo?
Como restaurante o conceito é muito semelhante a vários já existentes na zona de Carcavelos, caso da Brasa da Belavista da Rebelva (que se mudou de Sassoeiros para a Rebelva mas manteve a qualidade), Brasa de Sassoeiros (que ocupou o espaço vago em Sassoeiros, deixado pela Brasa) ou Caseiro, com boas opções tanto nas carnes como nos peixes e doses generosas que costumam chegar à vontade para 2 pessoas. Ouvi ainda dizer que o restaurante pertence ao mesmo grupo dos restaurantes Caseiro, mas não consigo confirmar a 100% esta informação. A comparação com os restaurantes supramencionados é inevitável e este Taverna D's Pereiras não fica em nada atrás do que se pratica na Brasa da Belavista da Rebelva. A qualidade da oferta, tanto na carne como no peixe, a familiaridade do tipo de cozinha e o serviço sempre simpático e prestável faz deste restaurante óptimo para refeições familiares.
E foi exactamente neste contexto que fiz a minha primeira visita à Taverna D's Pereiras. Entradas a corresponder ao normal, com boas chamuças e salgadinhos, queijo fresco e bom pão, dando início a uma refeição onde tudo correu dentro da normalidade e das expectativas, o que aqui é bom! Na hora de pedir os pratos principais, o empregado que nos atendeu aconselhou-nos na quantidade a pedir, para não nos deixar cair no erro de pedir 1 prato por pessoa, algo que faria a conta final subir mas que criaria desperdício na comida cozinhada.
Óptimo Teclado Grelhado, com a carne a sair facilmente do osso, excelente caramelização exterior e os ossos pincelados com um molho da casa, à base de alho e limão calculo, que envolve toda a carne de forma fantástica.


A peça de Maminha pedida é também ela de óptima qualidade, e vem temperada correctamente, mas poderia ter ficado menos tempo no lume, acabando por a fazer passar um pouco do ponto ideal e tornando-a ligeiramente mais seca. Ainda assim, o sabor da carne é muito bom. Os acompanhamentos servidos são as normais neste género de restaurante: batatas fritas, um bom arroz de feijão, arroz branco, feijão preto e umas migas transmontanas.


Na 2ª visita, a opção recaiu sobre o Assado Argentino, ou seja entrecosto de vaca grelhado, com o mesmo tempero usado no Teclado Grelhado. Desta vez, e também devido à diferente raça do animal, a carne não se soltava facilmente mas tudo o resto continuava exemplar, deixando-nos a roer os ossos e lamber os dedos.


Nas sobremesas, a Delícia de Nutella acaba por ser menos doce do que esperava o que faz com que consiga terminar a fatia, mas não é bem o meu género de sobremesa. Parece tornar-se pesada a cada colherada e no Verão não era bem isto que precisava.


Melhor o Doce da Casa, refrescante e leve ainda que com os níveis de açúcar excessivos habituais nesta conjugação de leite condensado, natas e bolacha.


Mais um restaurante na zona de Carcavelos a ter em conta para todas as ocasiões. Diria que dos restaurantes deste "género" que conheço na zona, O Taverna D's Pereiras salta para um fácil 2º lugar, ainda que continue a gostar mais da Brasa da Belavista da Rebelva.

Taverna D's Pereiras
Carcavelos, Portugal
Taverna d's Pereiras Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Foodspotting
Facebook
Preço Médio: < 20 €

1 comentário :

  1. Conheço os dois restaurantes e sem duvidas a taverna das pereiras supera a qualidade e a simpatia da brasa da belavista , que tanto conheci em sassoeiros como na rebelva.

    ResponderEliminar