sábado, 17 de dezembro de 2016

Retiro do Chefe Costa (Alcântara)

Já não sei bem quando comecei a minha própria lista pessoal de restaurantes em Portugal. Penso que corria o ano de 2012 quando a minha vontade de comer bem e conseguir fazê-lo em qualquer lado do país me fez criar esta própria lista, que (por enquanto) apenas tem Portugal como único país representado. Semanalmente esta lista cresce (ou decresce caso tenha conhecimento de algum encerramento) mas há restaurantes que estão aqui desde o início. 
Quando comecei procurava listas em revistas ou blogs com os melhores sítios para comer, e foi aí que surgiu o Retiro do Chefe Costa, um restaurante em Alcântara com algumas das melhores ofertas da comida regional minhota em Lisboa. Só que a oportunidade de o visitar não surgia. A disponibilidade para conhecer tudo não consegue acompanhar a vontade de o fazer e este ia ficando perdido numa lista que já conta com perto de 1600 referências. Até que num almoço de família domingueiro lá surgiu essa oportunidade.
O espaço não é o mais confortável, com o restaurante a ser feito de recantos e pouco propício a albergar um grupo de 11, mas a comida compensa largamente esse facto. Excelentes salgadinhos para começar o repasto, de óptima fritura e interiores saborosos, na forma de rissóis, chamuças e pastéis de bacalhau. Tão bons eram que nem me lembrei a tempo de os registar fotograficamente.
A ementa está recheada de propostas diárias bastante apetitosas mas a minha escolha recaiu sobre a (Vitela) Mendinha do Norte Assada à Barrosã. Carne saborosa e com uma boa crosta exterior, mas apresentava-se um pouco seca, algo que se ia solucionando com o molho que preenchia o fundo da travessa. Boas batatas assadas para acompanhar, e que bem ficavam com o molho, tal como um pouco de couve salteada. Menos positivo o arroz e esparregado.


Já a Sopa Rica de Peixe à Fragateira foi uma verdadeira revelação. Um início menos auspicioso quando um prato com ovo "escalfado" (completamente cozido) é colocado à frente dos comensais, mas o aroma e os sabores que estavam presentes no tacho da sopa eram fantásticos. Sabores apurados, sabores portugueses e uma frescura de hortelã que complementava tudo.


Provou-se ainda o Arroz de Tamboril, a Açorda de Gambas e o Arroz de Polvo, e nenhum deles desiludiu.  Arrozes caldosos, açorda cremosa e tudo com muito sabor.
Para terminar a refeição, uma belíssima Tarte de Requeijão, com um ponto de cozedura ideal mantendo ainda o seu interior húmido.


Levar a família a restaurantes destes, e no final ouvir as pessoas elogiarem a refeição dá-me gosto. Porque comer não é só encher a barriga. É a partilha de sensações à mesa. E não há melhor do que partilhar a mesa com família e amigos. E se for no Retiro do Chefe Costa, por mim tudo bem.

Retiro do Chefe Costa
Alcântara, Portugal
Retiro do Chefe Costa - Restaurante Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 20 €

1 comentário :