quarta-feira, 2 de outubro de 2013

41º (Barcelona, Albert Adrià)

Na altura em que comecei a conhecer e tentar saber mais sobre o trabalho de Ferran Adrià (dono do ex-melhor restaurante do mundo, El Bulli), apercebi-me que não havia um só génio na família e que também o seu irmão Albert trabalhava os ingredientes de uma forma peculiar e muito aproximada daquilo que se fazia no El Bulli. Foi assim que Albert fundou 41º, um restaurante em Barcelona onde não vamos só jantar... Como se pode ver se explorarmos um pouco o site do restaurante, é dado ao cliente a possibilidade de comprar bilhetes para um jantar que será uma "experiência gastronómica e audiovisual".


O custo de uma experiência de degustação destas é entre os 200€ e os 265€ (caso se deseje acompanhar com os vinhos recomendados)! A questão crucial aqui é... Será que uma refeição valerá um valor destes? Percebo o cepticismo quando se ouve o nome Adrià, pois pensamos normalmente em El Bulli e cozinha molecular! Mas penso ser necessário manter uma mente aberta quanto a este tipo de cozinha, o que ela representa e o que ela pode dar enquanto satisfação (ou não) a um cliente. Quem viu o episódio de Anthony Bourdain na sua primeira visita ao El Bulli, sabe que ele era também um céptico, amante das comidas simples mas facilmente se converteu à magia e à experiência de uma refeição deste género.
Mas a palavra chave aqui é experiência! Não sendo algo que esteja ao alcance de todos (ao meu não está certamente), não nos impede de saber mais sobre esta forma de cozinha em vez de a descartarmos pelo nome...

41º (Grados)
Avinguda Paral-lel, 164
Barcelona, Espanha

Sem comentários :

Enviar um comentário