sexta-feira, 11 de outubro de 2013

René Redzepi e o Noma


Depois de quatro anos a ser considerado o melhor restaurante do mundo, o El Bulli perde o seu lugar para o restaurante Noma, em Copenhaga. René Redzepi foi o chef que abriu o Noma em 2004, e o principal responsável pela ascensão meteórica que rapidamente colocou o Noma como um dos melhores restaurantes do mundo, chegando mesmo a fazê-lo, pela primeira vez, em 2010. Feito que se repetiu em 2011 e 2012, mas não em 2013 onde fica em segundo lugar, atrás do El Celler de Can Roca.


E o que tem o Noma e René de tão especial? Aquilo que considero mais particular na abordagem culinária de René é a utilização de muitos produtos locais, apanhados pelo próprio chef! Uma prática um pouco arriscada (o próprio já confessou ter comido algumas coisas apanhadas mais indigestas que lhe causaram desagradáveis "descargas") mas que dá um toque único a toda a sua cozinha. Utilizador também de produtos menos normais, como é o caso do seu prato de musgo frito ou a sobremesa com formigas vivas (esta não passou do Food Lab do Noma).


Um chef que meteu a Dinamarca no mapa gastronómico e que certamente continuará a dar que falar nos próximos anos.
Este é o vídeo de uma dining experience no Noma (não minha, que infelizmente nunca lá fui!), vejam até ao fim e não se esqueçam de manter uma mente aberta!



Sem comentários :

Enviar um comentário