segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O porquê de Anthony Bourdain se ter tornado famoso!


Pensar em Anthony Bourdain como um dos melhores chefs do mundo é ter uma ideia muito errada de quem é Anthony Bourdain. Anthony Bourdain atingiu o seu auge como chef, enquanto chef executivo de uma Brasserie Nova Iorquina.
Mas essencialmente, Bourdain é um entusiasta de comida e quando teve a oportunidade, depois de toda a fama ganha com este livro Cozinha Confidencial, saltou para o mundo televisivo e das viagens gastronómicas, primeiro com Cook's Tour, depois com No Reservations e neste momento com The Layover e Parts Unknown. E, vamos ser sinceros, é neste papel de apresentador que Bourdain é realmente genial. É um homem interessado pelas diversas culturas, com um à vontade enorme com as câmaras e um grande narrador.
Mas porque é que um chef, que não é assim tão bom, e ele é o primeiro a dizer que nunca foi um grande chef, teve este boost de popularidade sobre um livro que nem receitas tem? Porque este foi o primeiro livro a retratar, muito de forma autobiográfica, aquilo que se passava no negócio da restauração e no backstage da cozinha. Os mexicanos que cozinham comida francesa sem qualquer tipo de formação, enquanto se insultam aos berros, as drogas, as "trips" dos chefs e muitos segredos obscuros do mundo da restauração, vários contados na primeira pessoa. Foi tal o sucesso deste livro, que deu origem a uma série televisiva com Bradley Cooper.



Sem receio de admitir a sua "Viagem Pelo Mundo da Droga", Bourdain vai contando como foi crescendo na indústria, contando histórias caricatas da sua vivência nesses anos e dando conselhos bastante úteis às pessoas, entre os quais:
- Não pedir pratos de peixe a uma segunda-feira!
- Porque não se deve pedir carne bem passada!
- Porque devemos evitar "Descontos de Sushi"!
É um livro divertido, para ser lido enquanto autobiografia e não como uma bíblia de tudo o que acontece em todas as cozinhas do mundo!

Sem comentários :

Enviar um comentário