domingo, 6 de outubro de 2013

Petiscos vs Hambúrgueres

O artigo da Time Out Lisboa desta semana fala-nos sobre as 44 aberturas (ou nalguns casos reaberturas) mais significantes no ano de 2013. Enquanto lia este artigo, saltou-me à vista a mais que óbvia tendência para a abertura de hambúrguerias e de restaurantes com um menu feito para a partilha e para o petisco! Tentarei aqui fazer um balanço e tentarei decidir qual a tendência dominante deste ano.
No caso das hambúrgerias, a própria Time Out dedica uma só página à abertura de 7 espaços este ano, mas não mencionando alguns de igual relevo. U-Try, Cais da Pedra, Beef Burger Bar, Honorato Hambúrgueres Artesanais (em Santa Marta), Burger Factory, To B. To Burger or not To Burger e Farm são os mencionados, mas não podemos deixar de mencionar alguns que parecem tão ou mais apetecíveis como estes 7, e tal como a Time Out não irei mencionar espaços que têm hambúrgueres na ementa mas que não são hambúrguerias. Bun's - Atelier do Burger, Bolo do Caco - Hambúrgueria Gourmet, Hamburgueria do Bairro (no Bairro Azul), Majestic Train Spot e quase aposto existirem mais dos quais eu não tenho conhecimento. Isto perfaz um total de, pelo menos, 11 espaços que servem e são consideradas hambúrguerias.


No campeonato dos petiscos esta contagem deu um pouco mais trabalho, pois tive que me assegurar que mesmo aqueles cuja palavra petisco não é usada (usaram bastante neste artigo!) podem também ser restaurantes que promovem a "cultura do petisco", mesmo que não sejam exclusivamente de petiscos. Flores do Bairro, Tachos à Mesa by Faz Gostos, Lateral Bistrô, Ministerium Cantina, Mascote da Atalaia, Equador Bar & Bistrô, Matateu, 118, Taça Virada Taverna e Boteco da Linha. À lista da Time Out apenas adicionei o Boteco mas tenho a certeza que me esqueci de muitos mais. Assim, ficamos com uma contagem de 10 restaurantes para petiscar, abertos em 2013.


De forma geral, esta é uma corrida equilibrada, com os dois tipos de restaurantes a serem opções que acabam por sair razoavelmente baratas. Vou dar a vitória às hamburgúerias, por um simples motivo... veio trazer mais soluções e colmatar um buraco que parecia haver na Grande Lisboa. Mas não quero menosprezar a arte de petiscar, da qual sou um fã confesso... Apenas acho que não havia uma lacuna tão grande nesta área.
E para vocês? O que preferem?

2 comentários :

  1. Não consigo resistir a um bom hamburger, mas assim que provei a mousse de chocolate e o arroz doce da Taça Virada.... fiquei virado!!!
    Sempre que posso passo por lá para petiscar, mas sempre a pensar numa daquelas deliciosas sobremesas!
    parabéns ao doceiro!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não lá fui mas estou a ver que terei que ir lá experimentar esses doces =) Em Alcântara já fui ao "Alcântara 50" (muito bom) e tenho também curiosidade em experimentar o "Aquele Lugar em Alcântara"! Conhece algum destes?

      Eliminar