quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Pénalti - Roupa Nova

Não faz muito sentido que se fale de um restaurante que já fechou, ou faz? Quando esta é uma das refeições que está no meu top 5, então faz. Quando ainda hoje se fala de Ferran Adrià e da influência que o El Bulli teve na gastronomia moderna, então faz.
Este era o restaurante que herdou o espaço e alguma da equipa da também extinta 2780 Taberna, adaptando o menu e o conceito, mas mantendo a qualidade dos pratos e a sua identidade de baixa cozinha. Os chefs que estiveram à frente deste (breve) projecto, Francisco Magalhães e Joana Xardoné, criaram um menu com pratos que facilmente reconhecemos mas com uma abordagem muito própria.
Não sei precisar os motivos pelo qual o Pénalti terá fechado, se por incapacidade financeira para aguentar o projecto ou se pela saída dos seus dois jovens chefs, que se mudaram para o Cartel Sabóia no Estoril, mas é um espaço que deixa saudades... e só lá fui uma vez!


Esta versão de Roupa Nova trazia-nos sabores simples mas arrojados, com uma batata frita caseira aos bocados que acompanhava um chouriço carnudo e cheio de sabor. Para ligar estes sabores, um ovo escalfado a baixa temperatura com a sua gema a envolver cada garfada. O azeite trufado que rega o prato, talvez por não ser um sabor que me seja familiar, não o consegui identificar.
Não foi por acaso que esta dupla esteve nomeada para chefs do ano de 2012 pela Time Out, por muito pouco tempo que o projecto tenha estado aberto.

Foodspotting
Avenida Carlos Silva, 9C
Oeiras, Portugal
Facebook
Preço Médio: < 30 €

Sem comentários :

Enviar um comentário